Semana da Juventude arranca hoje em Lisboa

"Esta é uma iniciativa feita por jovens, mas para toda a cidade", disse o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso.
Entre as iniciativas previstas contam-se aulas abertas de 'skate' no Liceu Passos Manuel, de artes marciais ('krav maga') e 'bubble futebol' no polivalente de Santa Catarina, de dança, teatro, 'workshops', exposições, atividades radicais, rastreios de saúde e concertos.
O vereador dos Direitos Sociais defendeu que "estes concertos ajudam a promover bandas" menos conhecidas, frisando que "muitos dos grupos que têm sucesso atualmente também começaram assim".
A Semana da Juventude inclui também uma visita ao museu e ao estádio do Sporting Clube de Portugal (a preço de sócio), e um jogo internacional de andebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o MT Melsungen, para o qual serão oferecidos 30 bilhetes que poderão ser levantados no Espaço Lx Jovem (em Marvila).
Na sexta-feira será apresentada a Rádio Lx Jovem (no Espaço Lx Jovem), que o vereador João Afonso espera ser "algo a que os jovens deem corpo", e "um veículo para promoção de iniciativas e emancipação de plataformas de juventude".
"Também quisemos trazer a Semana da Juventude para dentro dos Paços do Concelho", observou João Afonso. Entre as iniciativas que têm lugar na Praça do Município incluem-se um 'workshop' de dança oriental e um concerto da Orquestra Académica Metropolitana.
A autarquia sublinha também que estas atividades "alargam-se a novas centralidades" da cidade.
A Semana da Juventude conta com a parceria das Juntas de Freguesia da Misericórdia e Penha de França, a Associação de Radioamadores da Região de Lisboa, Fundação Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Clube Intercultural Europeu, Associação Académica de Lisboa, Associação Academia dos Patins, Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico, e teatros.