Instrumento de medição

Segurança do doente

Enfermeira do Centro Hospitalar Cova da Beira valida importante instrumento de medição do clima de segurança do doente para a população portuguesa.

Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva, enfermeira do Centro Hospitalar Cova da Beira, terminou recentemente o estudo de investigação que teve como objectivo a tradução, adaptação cultural e validação do Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) - Short Form 2006 para Portugal.

Trata-se de um instrumento de medição do clima de segurança do doente, originalmente concebido por investigadores da Universidade do Texas (EUA), capaz de diagnosticar os domínios que precisam ser optimizados dentro da instituição de saúde (gestão, condições de trabalho e clima de segurança) e entre os profissionais (stress, satisfação no trabalho e o clima de trabalho em equipa), podendo ser usado na instituição como um todo, bem como, na análise específica por sectores ou unidades, em diferentes tipos de áreas clínicas e diferentes tipos de prestadores de cuidados de saúde. Tem sido utilizado numa variedade de configurações hospitalares e ambulatórias, em diversos países, estando actualmente disponível em mais de dez idiomas.

No âmbito deste estudo, o SAQ - Short Form 2006 foi submetido a um rigoroso processo de tradução, adaptação cultural e a procedimentos de avaliação da fidelidade e validade, tendo demonstrado boas propriedades psicométricas, através de resultados altamente satisfatórios e auspiciosos.

O presente estudo determina a consolidação de um instrumento de medição do clima de segurança para a população portuguesa, contribuindo para a legitimidade e desenvolvimento deste campo de pesquisa no nosso país. Trata-se de um marco importante para o progresso da ciência em Portugal, que tem implicações tanto no domínio da prática, como do ensino, investigação e gestão dos cuidados. Através da utilização deste questionário é possível contribuir para a  construção de ambientes de trabalho positivos e éticos, aprimorar o processo de cuidar e seus interfaces, minimizar os riscos e promover uma actuação ainda mais segura e confiável rumo à excelência.

Fonte: 
Dora Saraiva
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock