Saúde dos idosos analisada em congressos
O ano lectivo terminou, mas a Universidade da Beira Interior (UBI) está já a preparar iniciativas científicas para 2014/15. Em Novembro, a Faculdade de Ciências da Saúde recebe as Jornadas de Saúde do Idoso e o XI Congresso Hispano-Luso de Gerontologia.
As VII Jornadas de Saúde do Idoso são tidas pela organização como “um importante evento com uma apreciável adesão e um importante impacto nos profissionais e instituições que se dedicam à intervenção com pessoas idosas”. Quanto ao XI Congresso Hispano-Luso de Gerontologia, é resultado da “estreita e continuada rede de colaboração e investigação na área do envelhecimento entre docentes e investigadores da UBI, da Universidade Pontifícia de Salamanca e da Universidade da Extremadura (Espanha)”, ainda segundo os promotores da iniciativa que pretende “promover a divulgação e disseminação de conhecimentos, tendências e boas práticas na promoção da dignidade e qualidade de vida na velhice entre os destinatários profissionais, comunidade científica e estudantes”.
Os interessados em participar nos eventos podem enviar propostas de comunicações orais e posters até 15 de Setembro. As inscrições estão abertas até 31 de Outubro, com preços diferenciados até 30 de Setembro e pós 30 de Setembro.
A organização de ambas as iniciativas pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira (ACES Cova da Beira), UBI – através do Departamento de Psicologia e Educação –, Faculdade de Ciências da Saúde, Asociación de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD) e G-21: Asociación Europea Unión por la Innovación.
Congresso médico na Guarda
A UBI colabora também com outra iniciativa ligada à saúde, mas desta vez a realizar-se na Guarda. Trata-se do I Congresso Médico da Beira Interior, que terá lugar entre 24 e 27 de Setembro. A chamada para comunicações está aberta até 12 de Setembro.
Promovido pela Unidade Local de Saúde (ULS) Guarda, Centro Hospitalar Cova da Beira e ULS de Castelo Branco, o evento de irá reunir na Guarda um grande número de congressistas e terá como tema geral a Urgência e abordará as várias especialidades como a Pediatria, a Gastroenterologia, a Psiquiatria, a Neurologia, a Cardiologia, a Pneumologia, a Ortopedia, a Cirurgia, a Medicina Interna e a Medicina Geral e Familiar.
“Devido ao facto do Congresso ter o apoio Científico da Faculdade de Ciências da Saúde, as inscrições são grátis para alunos, tendo todos os participantes dispensa das actividades lectivas durante os dias do evento. Trata-se uma óptima oportunidade para apresentarem trabalhos ou publicarem Teses de Mestrado, num evento de dimensão nacional”, considera a organização.