Até 30 de Janeiro

Santa Casa faz rastreios cardiovasculares gratuitos

A partir de hoje, 19 de Janeiro, e até 30 de Janeiro, o núcleo Saúde mais Próxima da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai ao terreno fazer rastreios cardiovasculares gratuitos.

A unidade móvel da Saúde Mais Próxima estará estacionada em várias ruas da capital para informar a população sobre as doenças cardiovasculares mais comuns.

A equipa da Saúde mais Próxima vai também sensibilizar para hábitos de vida saudável que ajudem a prevenir e combater as doenças neurológicas. Para este efeito a equipa da Santa Casa vai contar com a Sociedade Portuguesa de Neurologia como parceiro técnico-científico. A expectativa é de atender entre 2000 a 2500 pessoas nestes rastreios. Além de rastreios gerais ao Índice de Massa Corporal, Tensão Arterial, Diabetes e Colesterol, a cada dois meses há um novo rastreio e sensibilização em torno de uma patologia frequente na população portuguesa.

OS rastreios serão hoje na Rua Leão Oliveira, dia 20 no Casalinho da Ajuda, 21 na Avenida da Igreja, 22 na Biblioteca Nacional, 23 na Alameda, 26 no Jardim do Arco do Cego, 27 no Jardim Constantino, 29 na Igreja dos Anjos e 30 no Bairro do Rego.

A "Saúde mais Próxima" é um núcleo da SCML constituído por equipas de profissionais de Saúde, que vai ao encontro dos cidadãos de Lisboa de todas as idades, para realizar acções de rastreio, de sensibilização para hábitos de vida saudável e prevenção sobre doenças crónicas. Com uma forte presença em alguns dos mais tradicionais Bairros de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa procura promover uma maior proximidade com a sociedade em geral.

O programa “Saúde Mais Próxima” foi lançado pela Santa Casa em Maio de 2012, com o objectivo de sensibilizar para hábitos saudáveis e avaliar o estado de saúde dos lisboetas de forma gratuita. Marca também presença em momentos especiais, como festivais de música e eventos desportivos, para chegar a todos os públicos.

Além dos rastreios gerais (que incluem medição de tensão arterial, glicemia, colesterol, entre outros), o “Saúde Mais Próxima” aborda diferentes patologias, sobretudo as que mais afectam os portugueses, em campanhas bimestrais. Fizeram-se já rastreios ao cancro da pele, doenças respiratórias, obesidade, rastreios visuais e diabetes.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.