Cinco Instituições distinguidas

Roche atribui 45 mil euros em “bolsas de cidadania” a projetos de apoio a doentes

A Roche Portugal atribui cinco bolsas de financiamento, no valor de 45 mil euros, que pretendem viabilizar os melhores projetos desenvolvidos por Associações de Doentes ou outras Organizações Não Governamentais, que visem a promoção da saúde junto de doentes.

O Grupo Português de Activistas sobre Tratamentos de VIH/SIDA (GAT), a Fundação Gil, a Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão, os Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) foram as instituições selecionadas.

Ao projeto do GAT “Mais participação, melhor saúde” que tem como objetivo promover a instituição da participação de representantes dos doentes e dos cidadãos nos processos de decisão política em saúde em Portugal, foi atribuída uma bolsa no valor de 15.000€. A Fundação do Gil recebeu uma bolsa valor de 10.000€ para apoiar a implementação da sua unidade de cuidados paliativos pediátricos ao domicílio. O mesmo valor foi atribuído à Pulmonale - Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão para o desenvolvimento do seu projeto de promoção do conhecimento terapêutico em oncologia junto ao público.

Foram ainda distinguidos os projetos "Crescer e ser saudável nos Açores: Rastreio de anemia e carência de ferro na infância" dos Amigos da Pediatria da Ilha Terceira e uma iniciativa de suporte à motivação para a auto-gestão da pessoa com diabetes através de comunicação digital e acesso remoto a dados de saúde, da APDP. Ambos receberam 5 mil euros.

Os 35 projetos que se candidataram a estas bolsas foram avaliados por um júri independente, do qual fazem parte personalidades como Maria de Belém Roseira (deputada e ex-Ministra da Saúde), Hélder Mota Filipe (Vice-Presidente do Infarmed), José Manuel Pereira de Almeida (Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde), Diana Mendes (Jornalista do Diário de Notícias) e Miguel Sanches (Diretor Médico da Roche) que escolheram os projetos mais originais, focados na defesa dos direitos dos doentes e na promoção da saúde na comunidade.

A sessão de entrega das bolsas contou também com a participação de Jorge Morgado, Presidente da DECO, Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor, que falou sobre o Doente no Séc. XXI: Cidadão, Decisor e Consumidor.

Esta iniciativa enquadra-se na Política de Responsabilidade Social da Roche e resulta do seu compromisso em assumir um papel ativo na sociedade apoiando, de forma transparente, iniciativas inovadoras e orientadas para a missão de suporte ao doente.

Robin Turner, Diretor Geral da Roche, refere que “a Responsabilidade Social é algo que faz parte do nosso ADN empresarial. É algo que fazemos naturalmente. Desde sempre. Este novo Programa de Bolsas é mais um exemplo do compromisso que assumimos diariamente com os doentes. Espero que esta iniciativa possa viabilizar projetos inovadores e que façam realmente a diferença na vida dos doentes portugueses”.

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock