Em quase todas as regiões do país

Risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta

Todas as regiões do continente, com excepção de Sines, e os Açores apresentam hoje risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Aveiro, Beja, Bragança, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu, Vila Real estão hoje com risco muito alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

Na sua página na Internet, o IPMA adianta que Santa Cruz das Flores e Horta, na ilha do Faial, Açores, apresentam risco alto, enquanto Angra do Heroísmo (ilha Terceira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel) apresentam hoje risco moderado.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “t-shirt”, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

De acordo com o IPMA, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível exceder os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, com onze.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã, vento fraco, soprando moderado, de sueste no Algarve até final da tarde e de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde.

Está também prevista pequena subida da temperatura nas regiões norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 16 e 30 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real e Viseu entre 14 e 29, em Bragança entre 13 e 30, na Guarda entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 17 e 32, em Portalegre entre 21 e 33, em Évora entre 15 e 34, em Beja entre 16 e 34, em Faro entre 19 e 25, em Santarém entre 14 e 33 e em Setúbal entre 11 e 31.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock