Apresentados no Parlamento Europeu

Resultados do Estudo Europeu sobre Sono ao volante

Projecto Europeu Wake-Up Bus revela que dormir mal resulta em mais acidentes de viação do que conduzir durante longos períodos de tempo.

A Sociedade Europeia de Investigação sobre Sono (ESRS) e os membros da Assembleia das Sociedades Nacionais de Sono (ANSS) apresentam os dados recolhidos em 19 países Europeus como parte do Projecto Wake-UP Bus para estimar a prevalência de adormecer ao volante.

A campanha de sensibilização culminou com a apresentação dos resultados do estudo no Parlamento Europeu, organizado com o apoio do Eurodeputado Paulo Rangel.

O estudo baseou-se em 12,434 inquéritos online entre Julho e Setembro de 2013. A prevalência de elevado grau de sonolência diurna (Escala de Sono de Epworth) variava entre menos de 20% (Turquia, Croácia e Itália) e mais de 50% (Áustria e Portugal).

Na amostra global 20.5% dos inquiridos tinham adormecido ao volante nos dois anos anteriores. Esta prevalência variava entre 6.1% na Croácia e 34.7% na Holanda. Entre os inquiridos que adormeceram ao volante, 7% sofreram um acidente de viação como resultado. Dos 167 acidentes relacionados com o sono, 13.2% resultaram pelo menos em uma pessoa a receber cuidados hospitalares e 3.6% resultaram em pelo menos uma vítima mortal.

As razões para adormecer ao volante mais frequentemente reportadas foram uma má qualidade de sono na noite anterior (42.5%) e uma má qualidade de sono crónica (34.1%). Com menor expressão, sentir-se adoentado (18.6%) e ter conduzido durante um período muito longo (16.2%) foram também reportados como razões para adormecer ao volante. Apesar das diferenças entre países na frequência de adormecer ao volante, o estudo permitiu identificar determinantes modificáveis deste problema, comuns aos vários países europeus.

Sociedade Europeia de Investigação sobre Sono (ESRS)
A ESRS é uma organização internacional científica sem fins lucrativos que promove todos os tipos de investigação na área do sono e da medicina do sono incluindo a publicação do Journal of Sleep Research (JSR) e a organização de reuniões científicas. Inclui também a promoção de treino e educação, a disseminação de informação, e o estabelecimento de bolsas e prémios.

Projecto Wake-UP Bus
O Projecto Wake-UP Bus é uma colaboração entre a ESRS e as sociedades membros da ANSS de sensibilização para o papel da sonolência como importante causa de acidentes rodoviários. O Projeto foi uma organização conjunta de: Marta Gonçalves, Presidente, Associação Portuguesa do Sono, Ludger Grote, Chairman da ANSS, Roberto Amici, Chairman, Comissão da ESRS para a União Europeia, e Philippe Peigneux, Presidente, ESRS.

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock