Região Centro:

Quotas do Enfermeiros à sua Ordem reduzidas em 10%

A Assembleia Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros vota quinta-feira sobre a redução em 10% das quotas mensais dos seus membros, justificada pela situação socioprofissional e com as medidas adoptadas de eficiência na gestão.

A quota mensal de 10 euros cobrada pela Ordem dos Enfermeiros passa a ser de nove euros. Por idênticas razões desde 2 de Junho já está em vigor a redução em 50% da taxa de atribuição do título de Enfermeiro Especialista.

“Também sensíveis ao contexto que vivemos, o Conselho Directivo entendeu que seria o momento oportuno para proceder a esta proposta de redução em cerca de 10%”, explica a Enf.ª Isabel Oliveira, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE).

Sobre a redução de 50% na taxa de atribuição do título de Enfermeiro Especialista, diz que cumpre um compromisso eleitoral dos actuais Órgãos Sociais, e introduz “uma discriminação positiva”, pois os requerentes já são enfermeiros, membros da OE.

Recorda que durante o mandato anterior dos Órgãos Sociais da Ordem dos Enfermeiros foi aprovado o aumento progressivo das quotas, que atingiriam o valor mensal de 10 euros a partir de Janeiro de 2014.

Quinta-feira a Assembleia Regional do Centro, em sessão extraordinária, irá discutir e aprovar o Orçamento Rectificativo para o ano de 2014, tendo em conta a redução das receitas, de menos um euro cobrado mensalmente aos cerca de 14 mil enfermeiros inscritos na SRC.

A medida, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2014, já tinha sido proposta pelo Conselho Directivo à Assembleia Geral da OE, que a aprovara em Abril.

Teve em atenção a efectiva redução de rendimentos por parte dos enfermeiros, o facto de a crise socioeconómica levar muitos colegas a viverem situações de emprego precário, e a adopção de medidas que aumentaram a eficiência de gestão interna da Ordem dos Enfermeiros.

Aqui mais informações

Áudio com declarações da Enfª Isabel Oliveira, Presidente do Conselho Directivo Regional da Secção Regional do Centro (SRC) da OE

 

 

Fonte: 
GCIC - Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock