Estudo

Quem vai de bicicleta para o trabalho é 4 quilos mais magro

Quem anda de carro pesa, em média, mais quatro quilos do que quem opta pela bicicleta. Essa é a conclusão preliminar de um macro-estudo sobre os efeitos do transporte na saúde dos europeus.

O estudo "Atividade Física Através de Transporte Sustentável" é um projeto europeu financiado por fundos comunitários conduzido em sete cidades europeias - Barcelona, Antuérpia, Londres, Örebro, Roma, Viena e Zurique.

A investigação pretende relacionar a saúde e os hábitos de transporte de onze mil pessoas, escreve o Sapo.

O trabalho consistiu em perguntar aos participantes como se movem na sua cidade, que meios de transporte usam e quanto tempo passam em viagens, relacionando esses dados com informação biométrica dos participantes.

Os resultados preliminares deste projeto que contou com um financiamento de 4,5 milhões de euros mostram que as pessoas que habitualmente se movem de bicicleta tendem a pesar menos quatro quilos do que aqueles que optam pelo carro.

O sedentarismo mata cerca de 5 milhões de pessoas por ano e aumenta o risco de doenças crónicas, como o cancro, obesidade e diabetes, escreve o jornal El País.

Segundo David Rojas, investigador do Instituto de Saúde Global de Barcelona, uma das instituições que participou no estudo, os resultados finais do estudo serão publicados até ao final do ano e incluirão dados sobre a pegada ambiental dos transportes.

"O estudo é uma mensagem importante para os políticos e urbanistas que desenham as cidades", cita o referido jornal.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay