Estudo

Quatro mitos sobre os sumos de fruta 100%

Assume-se, com alguma frequência, que os sumos de fruta não são saudáveis. No entanto, estudos recentes vêm ajudar-nos a combater um conjunto de mitos considerados certos sobre os seus efeitos.

Na realidade um pequeno copo de sumo de laranja (150 ml) representa apenas 3% da nossa ingestão diária de calorias - baseado numa alimentação de 2000 calorias (uma média considerada adequada para o dia alimentar de um adulto). Este copo de sumo para além de energia também nos fornece nutrientes vitais.

Mito 1 - Deve consumir-se sumo de laranja apenas ao pequeno-almoço

Os resultados de um estudo recente1 revelaram que a ingestão de sumo de laranja 100% à refeição conduziu a uma ligeira redução na massa gorda média de -0.3 kg em duas semanas enquanto que entre as refeições conduziu a um pequeno aumento na massa gorda média de 1.0 kg. Foi ainda possível concluir que a estrutura convencional de três refeições diárias acompanhadas de sumo de laranja 100% teve um impacto mais favorável no balanço energético e na massa gorda do que o consumo entre refeições.

Mito 2 – Sumo acabado de espremer é melhor que o sumo embalado

É um equívoco comum considerar-se que o sumo espremido na hora é mais saudável do que o sumo de fruta 100% pré-embalado e produzido industrialmente, uma vez que o sumo pré-embalado geralmente contém baixos níveis de vitaminas. Assim, muitos assumem que é nutricionalmente menos benéfico do que o sumo fresco. No entanto, estudos científicos2 revelam que o sumo de laranja embalado apresenta um desempenho tão bom como o sumo de laranja espremido na hora, quando se trata da absorção e metabolismo das flavanonas.

Mito 3 – Sumos de fruta têm alto índice glicémico

Alguns profissionais de saúde evitam recomendar sumo de fruta aos seus pacientes devido a preocupações com índice glicémico (IG). No entanto, uma publicação de 2017 do Journal of Nutritional Science3, mostrou que o consumo de sumo de fruta 100 % tem um efeito neutro no controle glicémico, graças à presença de frutose, um açúcar que está naturalmente presente na fruta e nos sumos de fruta. Ao contrário da glicose, quando os alimentos e bebidas ricos em frutose são absorvidos pelo intestino, o impacto sobre a glicose no sangue é mínimo. Por este motivo, os alimentos que contêm frutose, como os sumos naturais, tendem a ter um baixo índice glicémico4.

Mito 4 – Os sumos de fruta contêm muito açúcar

Os sumo de fruta 100% podem ser uma excelente fonte de vitaminas (incluindo as vitaminas A e C), bem como folatos, carotenóides, antioxidantes e minerais. Alguns profissionais negam estes benefícios devido aos açúcares naturalmente presentes nos sumos de fruta. Na realidade, estudos científicos têm demonstrado que os sumos de fruta 100% não têm um impacto negativo no perfil de açúcar no sangue e não aumentam o risco de diabetes tipo25. De acordo com os estudos científicos, isto resulta do facto dos sumos de fruta 100%, como o sumo de laranja, terem um baixo índice glicémico (IG) e uma carga glicémica baixa a moderada (CG).

***

Sobre o Programa Fruit Juice Matters

O Fruit Juice Matters é um Programa pan-Europeu da AIJN (Associação Europeia de Sumos de Fruta) que disponibiliza informação credível e científica sobre os benefícios dos sumos de fruta 100% na saúde.

-----------------------------------------------------

1 Hägele FA et al. (2018) High orange juice consumption with or inbetween three meals a day differently affects energy balance in healthy subjects. Nutr Diab 8: 19-27.

2 Silveira JQ et al. (2014): Pharmacokinetics of flavanone glycosides after ingestion of single doses of fresh-squeezed orange juice versus commercially processed orange juice in healthy humans. J Agric Food Chem 62: 12576-84

3 Murphy et al. (2017) 100 % Fruit juice and measures of glucose control and insulin sensitivity: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. J Nutr Sci. 2017; 6: e59

4 Brand-Miller J et al. (2009) Glycaemic index, postprandial glycemia, and the shape of the curve in healthy subjects: analysis of a database of more than 1000 foods. Am J CIin Nutr 89: 97-105

5 Xi B. et al. (2014) Intake of fruit juice and incidence of type 2 diabetes: a systematic review and meta-analysis. PLoS ONE 9: e93471

Fonte: 
Loyal Advisory
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay