Psoríase: direitos dos doentes dominam 5as jornadas
* Catarina Furtado, Eduardo Sá e Fernando Negrão entre os oradores convidados
* Impactos socio-relacionais no doente com Psoríase
* Transmissão directa via webstreaming vai permitir acesso ao evento em tempo real
Os direitos e garantias dos doentes com Psoríase, a exclusão social dos pacientes e os estigmas associados a esta patologia vão estar no centro das 5as Jornadas de Actualização em Psoríase, que decorrem no próximo sábado, às 8h30, no Hotel VIP, em Lisboa. A apresentadora Catarina Furtado, o deputado Fernando Negrão e o psicanalista Eduardo Sá estão entre os oradores convidados.
Organizado pelo hospitalcuf descobertas e patrocinado pela Leo Farmacêuticos, o debate, que conta com um painel de especialistas em áreas como Dermatologia, Psicologia, Direito e Imagem, pode ser seguido em tempo real, através do link http://www.hospitalcufdescobertas.pt/Evento/5%C2%AA+Jornadas+de+Actualiza%C3%A7%C3%A3o+em+Psor%C3%ADase/92
O objectivo desta transmissão é de fazer chegar cada vez mais longe o debate em torno da Psoríase, uma doença que não é contagiosa, mas que carrega ainda uma série de equívocos motivados pela falta de informação.
“A Comunicação e a Empatia na relação Médico-Doente” (Dr. Paulo Ferreira), a “Auto-Imagem e a Auto-Estima e o Impacto da doença crónica que se vê” (Prof. Eduardo Sá) e “A imagem enquanto instrumento de trabalho e de socialização” (Catarina Furtado) serão alguns dos temas que estarão em discussão no evento, durante o qual o deputado Fernando Negrão, presidente da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, traçará também uma viagem sobre a questão dos direitos, liberdades e garantias de todos aqueles que são afectados pela Psoríase.
A importância deste debate é tão mais premente quando se sabe que existem em Portugal cerca de 250 mil doentes com Psoríase, que no seu dia-a-dia se vêem confrontados com a incompreensão que ainda rodeia esta patologia, seja no local de trabalho ou na impossibilidade de acesso ao emprego, em actividades de lazer ou na simples interacção social. Daí que a questão da imagem assuma particular relevo em termos laborais e de socialização, uma perspectiva que será abordada pela apresentadora de televisão Catarina Furtado.
Um dos pontos altos destas jornadas será a mesa redonda subordinada à temática “Psoríase: Impactos socio-relacionais e o doente enquanto cidadão”, assunto de particular importância tendo em conta o estigma social que ainda rodeia a doença, que não sendo contagiosa, causa problemas de integração a quem dela padece. Moderado por Catarina Furtado, este painel de discussão contará com a presença do Prof. Américo Figueiredo, presidente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, Vitor Baião, presidente da PSO Portugal, Prof. Eduardo Sá, Psicólogo e Psicanalista, Dr. Fernando Negrão, presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e Dr. Paulo Ferreira, dermatologista.
A conferência será transmitida via streaming na página oficial do hospitalcuf descobertas, permitindo a que todos aqueles que se interessem pela temática da Psoríase possam acompanhar as jornadas, independentemente da sua localização geográfica.