Prostodontia
Trabalhando em estreita cooperação com outras especialidade como a Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria, Ortodontia ou Periodontologia, a Prostodontia é responsável pelo restabelecimento das funções orais, quer seja através da reconstrução e reparação dos dentes danificados como da colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais) que visam a substituição dos dentes em falta.
Nas situações em que os dentes danificados apresentem raízes em boas condições, opta-se pela aplicação de coroas, cimentando-as às raízes ou aos dentes destruídos. Produzidas através de técnicas computorizadas, as coroas em cerâmica de alumina ou zircónia, para além de oferecerem grande excelência estética, possibilitam a recuperação das funções orais. Outros materiais como a metalo-cerâmica são igualmente utilizados.
Em dentes com desgaste mínimo, é possível a aplicação de facetas, pequenas lâminas em cerâmica que permitem grandes melhorias na coloração, forma e pequenos desalinhamentos dentários.
Quando existe ausência dentária ou sempre que os dentes não sejam recuperáveis, e tendo em conta os inconvenientes associados ao uso de próteses removíveis, a solução ideal passa pela colocação de coroas unitárias ou pontes sobre implantes, que funcionam como raízes artificiais.