Prostatite
O nome prostatite infecciosa pode induzir em erro, pois não se trata de uma doença contagiosa, não podendo ser considerada como sexualmente transmissível (uma DST). O modo como a próstata pode ser infectada não é muito claro. No entanto sabe-se que os agentes microbianos que causam a prostatite proveem geralmente da uretra, por refluxo de urina infectada para o interior dos ductos prostáticos.
A prostatite aguda é causada por bactérias, necessitando de urgente tratamento antibiótico. A prostatite crónica é geralmente causada por bactérias, mas também por fungos e parasitas. A prostatite não infecciosa é mais frequente do que a infecciosa, não sendo causada por bactérias nem por outros agentes microbianos. Na verdade a sua causa é desconhecida.
Os riscos de contrair esta inflamação aumentam com certas condições e procedimentos médicos, nomeadamente em casos de: recente instrumentação uretral no decorrer de uma intervenção cirúrgica ou em casos de retenção aguda da urina, existência de Hiperplasia Benigna da Próstrata (HBP) provocando dificuldade miccional, infecção urinária recente e qualquer malformação congénita do aparelho urinário.
Sintomas da prostatite
Os sintomas dependem do tipo de prostatite. Variam entre a quase inexistência de sintomas e sintomas súbitos e severos que obrigam a consulta médica, sendo mais intensos no caso da prostatite aguda e habitualmente pouco intensos na prostatite crónica e na não infecciosa. Quando presentes, podem incluir febre, arrepios, aumento da frequência urinária, micção dificultada com sensação de dor ou ardor, dor perineal, dores articulares e musculares, sangue na urina e ejaculação dolorosa.
De notar que os sintomas da prostatite podem assemelhar-se aos sintomas de outras doenças, devido à proximidade anatómica entre a uretra, a bexiga e a próstata. Situações que afectem qualquer um destes órgãos podem dar origem à sobreposição de sintomas.
Diagnóstico da prostatite
Os exames mais comuns para diagnóstico da prostatite passam pelo toque rectal e pela colheita de urina pelo método dos 3 frascos para pesquisar a presença de glóbulos brancos e bactérias e que ajudará o médico a determinar se se trata de uma inflamação ou uma infecção e se é originada na uretra, bexiga ou próstata.