Projetos inovadores vencem concurso de boas práticas de envelhecimento na Região Centro
"A inovação, a qualidade e a quantidade das boas práticas recebidas superaram todas as expectativas da organização e traduzem um crescente envolvimento e consciencialização dos agentes da Região Centro para o envelhecimento ativo e saudável", disse a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, citada num comunicado daquela entidade.
'NoMicro Technologies', da Faculdade de Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, 'Cuidados especializados para demência', da União das Misericórdias Portuguesas - Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI (Fátima) e 'Novas Primaveras', da Sociedade Artística Musical dos Pousos (Leiria), são os três projetos vencedores do concurso.
O projeto 'NoMicro Technologies', que venceu na categoria Conhecimento+, desenvolveu um penso para aumentar a cicatrização de feridas crónicas e prevenir a sua infeção microbiana, encontrando-se atualmente a realizar a prova de conceito em modelos pré-clínicos e a atrair financiamento para colocar a tecnologia no mercado.
Vencedor na categoria Saúde+, o projeto 'Cuidados especializados para demência', da Unidade de Cuidados Continuados Bento XVI, desenvolve-se numa unidade piloto, a funcionar desde 2013, dotada de competências ambientais, profissionais, clínicas e terapêuticas próprias.
Segundo a CCDRC, a unidade "é hoje um modelo de referência na área de cuidados continuados para utentes com problemas cognitivos ou demência", sendo constituída por 20 camas de média duração e reabilitação (até 90 dias) e 30 de longa duração e manutenção (preferencialmente até 180 dias) e ainda 10 camas em regime privado.
O projeto 'Novas Primaveras', da Sociedade Artística Musical dos Pousos (Leiria), vencedor na categoria Vida+, assenta num programa de terapia pela arte, dedicado à terceira e quarta idades.
Iniciado em 2004, abrange diariamente cerca de 1.271 utentes diretos e 84 indiretos, de cerca de 30 instituições dos concelhos de Leiria, Batalha, Fátima e Pombal, oferecendo-lhes a oportunidade de participar ativamente em projetos nas áreas da música, dança, teatro, poesia e outras artes.
O júri do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro distinguiu ainda seis projetos com menções honrosas.
Os vencedores do concurso foram hoje apresentados em Coimbra, no 5.º Congresso Anual do Consórcio Ageing@Coimbra, parceira no projeto, que envolve a Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde do Centro, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Câmara de Coimbra.