Proibição de personagens infantis na comida para combater obesidade
Personagens animadas como o "Nemo" ou "a Dora exploradora" vão deixar de ser usadas nas embalagens de determinados alimentos que possam ser prejudiciais para a saúde dos mais novos.
De forma a desencorajar os hábitos alimentares menos saudáveis, a indústria alimentar holandesa afirma que pretende retirar determinados bonecos infantis das embalagens, já que estas têm um efeito apelativo nas crianças, escreve o The Guardian.
Desta forma, a indústria pretende colocar em prática um plano responsável para evitar, mais facilmente, a ingestão dos alimentos indesejáveis, como chocolates, gomas, bolachas e outros tipos de doces.
A medida, segundo o Sapo, será aplicada a produtos para crianças até aos 13 anos.
A decisão foi tomada após debates públicos sobre o impacto da publicidade dirigida a crianças, confirma a Federação Holandesa de Indústria Alimentar (FNLI).
A porta-voz do Ministério de Saúde holandês, Leonne Gartz, revela que as medidas envolvem a remoção de personagens do cinema, banda desenhada, desenhos animados e séries televisivas do mercado alimentar, mas não as imagens animadas associadas a marcas de produtos específicos.