Programa Menos Sal Mais Sabor a Vida para crianças
O programa educacional para crianças do Menos Sal Mais Sabor a Vida arrancou em Junho com o piloto no agrupamento de Escolas Roque Gameiro na Amadora, com a participação de cerca de uma centena de crianças dos Jardins de Infância Terra dos Arcos e Vasco Martins Rebolo.
Durante dois dias de actividades, o Menos Sal Mais Sabor a Vida levou até à escola Roque Gameiro a dietista Cátia Gouveia, o Chef Fábio Bernardino e as mascotes Jaby & Geny (dois irmãos muito divertidos e cheios de vontade de aprender) que, através de jogos didácticos, ensinaram às crianças tudo sobre alimentação saudável e sobre os riscos do consumo excessivo de sal e de sódio.
Utilizando os 5 sentidos e o Jogo da Glória do Jaby & Geny, as crianças aprenderam as três principais regras da alimentação saudável (equilibrada, completa e variada), descobriram a roda dos alimentos, identificando os alimentos mais e menos saudáveis e ficaram a saber algumas dicas para ajudar a reduzir consumo de sal e sódio.
As crianças tiveram ainda a oportunidade de utilizar os conhecimentos ajudando o Chef Fábio Bernardino a cozinhar massa com carne picada durante o workshop de culinária. No final receberam materiais didácticos (entre os quais, uma banda desenhada e livros para colorir) com as mascotes Jaby & Geny para recordarem o que aprenderam sobre o ABC da Alimentação Saudável. Para os Jardins de Infância o Menos Sal Mais Sabor a Vida ofereceu posters e autocolantes com mensagens que recordam as aprendizagens adquiridas nestas manhãs.
Esta iniciativa inseriu-se na campanha de sensibilização Menos Sal Mais Sabor a Vida que conta com o apoio da Jaba Genéricos e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, e que retomará actividades no início do próximo ano lectivo.
Menos Sal Mais Sabor à Vida
No sentido de alertar a população para a necessidade de adoptar estilos de vida saudáveis, a campanha Menos Sal Mais Sabor a Vida tem trabalhado há mais de dois anos em parceria com os cuidados de saúde primários e farmácias, disponibilizando materiais informativos e ajudando os profissionais de saúde a desenvolverem actividades de sensibilização e capacitação da população em relação à doença cardiovascular e ao consumo excessivo de sal/sódio. No caso concreto das crianças portuguesas, decidiu agora chegar a esta faixa tão importante da população desenvolvimento um projecto que lhes é inteiramente dedicado.
Mais informação em www.facebook.com/clubemenossal e em www.menossal.com onde estão disponíveis os materiais didácticos.