Administração Regional de Saúde do Centro

Programa de redução de sal em parceria com a restauração

A Administração Regional de Saúde do Centro anunciou que vai arrancar com um programa de redução do sal na alimentação da população da região, envolvendo cinco empresas da restauração colectiva, no âmbito do projecto minorsal.saúde.

O protocolo de cooperação para a redução dos consumos alimentares de sal é assinado hoje, às 15:00 horas, entre Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Fundação Portuguesa de Cardiologia e as empresas Eurest, Gertal, Itau, Uniself e Ica, que fornecem refeições para instituições, escolas, empresas e autarquias, entre outros.

"O acordo firma o compromisso de implementar, a nível regional, a estratégia de intervenção comunitária, visando a redução dos consumos alimentares de sal para os valores de referência, por faixa etária, da Organização Mundial de Saúde", especificou fonte do gabinete de comunicação da ARSC.

O programa insere-se no projecto minorsal.saúde, que pretende reduzir o sal adicionado na confecção dos alimentos, utilizando uma metodologia de intervenção baseada na diminuição progressiva e faseada.

"Estrategicamente, o minorsal.saude foi alinhado por princípios de parcerias com a indústria alimentar, empresas de distribuição, empresas de restauração coletiva e estruturado numa rede de serviços de saúde pública multidisciplinares (médicos de saúde pública, técnicos de saúde ambiental, técnicos de laboratório, nutricionistas e engenheiros sanitaristas)", explicou fonte da ARSC.

No âmbito deste projecto, foram implementadas as iniciativas pão.come e sopa.come, que incidem preferencialmente nos alimentos mais consumidos pela população portuguesa.

O programa pão.come envolve mais de mil padarias de 73 concelhos, enquanto o sopa.come encontra-se a ser implementado nos Agrupamentos de Centros de Saúde de Baixo Mondego, Baixo Vouga, Pinhal Interior, Pinhal Litoral, e na Unidade Local de Saúde da Guarda.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock