Programa de redução de sal em parceria com a restauração
O protocolo de cooperação para a redução dos consumos alimentares de sal é assinado hoje, às 15:00 horas, entre Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), Fundação Portuguesa de Cardiologia e as empresas Eurest, Gertal, Itau, Uniself e Ica, que fornecem refeições para instituições, escolas, empresas e autarquias, entre outros.
"O acordo firma o compromisso de implementar, a nível regional, a estratégia de intervenção comunitária, visando a redução dos consumos alimentares de sal para os valores de referência, por faixa etária, da Organização Mundial de Saúde", especificou fonte do gabinete de comunicação da ARSC.
O programa insere-se no projecto minorsal.saúde, que pretende reduzir o sal adicionado na confecção dos alimentos, utilizando uma metodologia de intervenção baseada na diminuição progressiva e faseada.
"Estrategicamente, o minorsal.saude foi alinhado por princípios de parcerias com a indústria alimentar, empresas de distribuição, empresas de restauração coletiva e estruturado numa rede de serviços de saúde pública multidisciplinares (médicos de saúde pública, técnicos de saúde ambiental, técnicos de laboratório, nutricionistas e engenheiros sanitaristas)", explicou fonte da ARSC.
No âmbito deste projecto, foram implementadas as iniciativas pão.come e sopa.come, que incidem preferencialmente nos alimentos mais consumidos pela população portuguesa.
O programa pão.come envolve mais de mil padarias de 73 concelhos, enquanto o sopa.come encontra-se a ser implementado nos Agrupamentos de Centros de Saúde de Baixo Mondego, Baixo Vouga, Pinhal Interior, Pinhal Litoral, e na Unidade Local de Saúde da Guarda.