Prevenção do suicídio em meio escolar

Programa “+ Contigo” diminui sintomatologia depressiva entre os adolescentes

Foram divulgados os resultados de programa de prevenção do suicídio em meio escolar, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pela Administração Regional de Saúde do Centro.

Um quarto dos adolescentes da região Centro (27,2%) que, no último ano lectivo, participaram no projecto de prevenção de comportamentos suicidários em meio escolar “+ Contigo” apresentou sintomatologia depressiva (de leve a agrave), uma situação que diminuiu no decurso das intervenções do programa.

De acordo com o balanço dos resultados referentes a 2013-2014, que hoje foi apresentado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), as variáveis de saúde mental pioram do 7º para o 9º ano de escolaridade, sendo que é maior a vulnerabilidade entre as raparigas.

Apesar disso, o trabalho de prevenção desenvolvido em 12 agrupamentos de escolas e 17/escolas/colégios, num total de 1.218 alunos abrangidos, resultou em melhorias significativas ao nível do auto conceito e do coping (estratégia de resolução dos problemas), revela o professor da ESEnfC José Carlos Santos, que coordena o "+ Contigo".

Os dados foram apresentados durante o III Encontro “+ Contigo”, no âmbito do qual foi inaugurada a página do projecto na rede social Facebook (www.facebook.com/maiscontigo), assim como apresentada uma música “rap”, criada por alunos de Oliveira do Bairro e que poderá vir a ser o hino do programa.

Mais de 3500 jovens da região Centro, alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, já foram abrangidos pelo “+ Contigo” desde 2009, ano em que o programa começou a ser dinamizado pela ESEnfC e pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

Durante o III Encontro “+ Contigo”, intervieram reconhecidos psiquiatras como Daniel Sampaio (Centro Hospitalar Lisboa Norte), Diogo Guerreiro (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) e Carlos Braz Saraiva (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).

Na sessão de boas-vindas, falaram a vice-presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, o presidente do Conselho Directivo da ARS do Centro, José Manuel Tereso, e o director do Programa Nacional de Saúde Mental e coordenador do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, Álvaro de Carvalho.

O “+ Contigo” trabalha aspectos como o estigma em saúde mental, o auto conceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência.

Dada a sua valia, mereceu o apoio da Direcção-Geral da Saúde, que o inseriu no conjunto de medidas do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio, pelo que está já em curso o alargamento do programa ao todo nacional – neste momento, já se estendeu à Lourinhã, Algarve e Açores (Ilha do Pico), através da formação de colaboradores que vão intervir nas escolas.

Além da Direcção-Geral da Saúde, são parceiros “+ Contigo” a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços da Região Centro, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Centro Hospitalar Baixo Vouga, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Núcleo de Estudos do Suicídio, o Centro Hospitalar Leiria-Pombal, o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e o Município da Lourinhã.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra