Professor da ESEnfC integra projeto que visa reduzir fragilidade dos cidadãos idosos na Europa
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/professor_joao_apostolo.jpg?itok=VPJ7T0Bh)
Trata-se do projeto, que surge como resultado do trabalho feito pela Parceria Europeia para a Inovação na área do Envelhecimento Ativo e Saudável (EIPAHA - European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), de cujo Grupo de Declínio Cognitivo o investigador da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é membro.
Este projeto FOCUS (http://focus-aha.eu/), cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de Valência (Espanha), pretende contribuir para a redução da carga da fragilidade na Europa através do desenvolvimento de metodologias e ferramentas com foco no diagnóstico precoce, no rastreio e na gestão da fragilidade nos idosos.
Os investigadores europeus querem, neste contexto, privilegiar a prevenção de situações de fragilidade, evitando a necessidade de intervenções em fases avançadas e, muitas vezes, irreversíveis.
A intenção do projeto FOCUS é auxiliar todos os profissionais no terreno, desde aqueles que planeiam serviços e cuidados de saúde para cidadãos debilitados, até aos profissionais de saúde que os acompanham e tratam.
O contributo da ESEnfC passa pela liderança dos processos científicos de síntese da melhor evidência internacional relativamente à qualidade dos instrumentos para avaliar a fragilidade na pessoa idosa e relativamente à eficácia das intervenções para a pré-fragilidade e para a fragilidade em idosos.
João Alves Apóstolo é professor coordenador na ESEnfC, diretor-adjunto do Portugal Centre for Evidence Based Practice (centro afiliado do Joanna Briggs Institute) e membro da direção do capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International (sociedade honorífica de Enfermagem, com sede em Indianápolis, EUA).
Membro da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC, cujo prémio de “Investigador de maior impacto” possui, João Alves Apóstolo, que já recebeu 12 distinções, coordena três projetos de investigação, na área das pessoas com demência e respetivos cuidadores, no domínio da estimulação cognitiva de idosos e no campo da capacitação para o autocuidado, envelhecimento, saúde e cidadania.
Além da ESEnfC, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Valência, participam no projeto FOCUS o instituto Roessingh Research and Development (Holanda), a ESAM (Estudios de Software Avanzado y Mantenimiento de Tecnologia Sociedad Limitada) (Espanha), a everis Spain SLU (Espanha), a Fundação IRCCS CA’ Granda - Ospedale Maggiore Policlinico (Itália), o Instituto de Investigação Farmacológica Mario Negri (Itália), a Universidade Médica de Wroclaw (Polónia) e a Universidade de Aston (Reino Unido).