Primeiro site sobre esquizofrenia em Portugal
Com o endereço esquizofrenia24x7.pt, o espaço é dedicado às pessoas que vivem com esquizofrenia, às suas famílias e aos que os rodeiam, com conteúdo educacional útil e envolvente.
O que é a esquizofrenia, causas, sinais de alerta, como lidar com as crises, sentir-se melhor, dar apoio a um familiar ou amigo ou opções de tratamento são algumas das informações disponíveis, havendo também vídeos com testemunhos reais de doentes e cuidadores que partilham as suas experiências.
“O esquizofrenia24x7 é de facto o primeiro site escrito em português dedicado exclusivamente à esquizofrenia, abordando esta patologia de forma abrangente e com a grande vantagem de estar direcionado a todos os que convivem com a doença mais de perto, ou seja, não só doentes, mas também familiares, amigos e cuidadores”, refere Ana Caixeiro, médica psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (Hospital Júlio de Matos). “É importante desmistificar a esquizofrenia e dar ferramentas a quem lida com a doença diariamente e este site vem responder a esta necessidade”, acrescenta a Dra. Ana Caixeiro.
Depois do sucesso do site a nível internacional, em 20 línguas diferentes, tendo contado já com mais de dois milhões de visitas, o site arranca agora em português, com o objetivo de desmistificar o tema da esquizofrenia e funcionar como um guia que ajude o dia-a-dia das pessoas que convivem com esta patologia. Divide-se em quatro grandes áreas, dirigidas a grupos de pessoas diferentes: “O meu familiar/amigo tem esquizofrenia”, “Contacto com pessoas com esquizofrenia”, “Vivo com esquizofrenia há algum tempo” e “Fui recentemente diagnosticado”. Em cada uma destas secções, apresenta dicas, informações úteis, e até um diário para as pessoas poderem registar as suas experiências e escrever tarefas a realizar. Existe também um vídeo animado, cujo protagonista é o Mark, um jovem com esquizofrenia que explica de uma forma muito simples alguns conceitos básicos que poderão ajudar quem lida com este problema todos os dias.