Primeira campanha de angariação de fundos de rua
“Seja sorridário” é o mote da próxima campanha de angariação de fundos da Operação Nariz Vermelho (ONV), a primeira a decorrer na rua, entre os dias 2 e 5 de Outubro em Lisboa, Almada, Amadora, Sintra, Cascais, Oeiras, Coimbra, Castelo Branco, Porto, Gaia, Matosinhos, Maia e Braga, com o intuito de angariar fundos para a organização e, dessa forma, permitir que os Doutores Palhaços continuem a levar sorrisos às crianças hospitalizadas.
Depois de um estudo desenvolvido este ano pela GfK, foi possível perceber que o meio considerado mais adequado, pelos portugueses, para contribuir para as IPSS é através de donativos/compra de géneros alimentares (66%). No que diz respeito aos donativos monetários, o peditório na rua foi o meio que mais se destacou (40%). Paralelamente, o estudo mostrou que 93% estão dispostos a aderir a donativos monetários pontuais para IPSS que apoiam crianças. Os resultados mostraram ainda que uma elevada percentagem dos inquiridos desconhece que a instituição desenvolve a sua actividade de solidariedade recorrendo a profissionais pagos, aplicando os fundos à contratação e devida formação de artistas profissionais (75%).
“Numa altura em que os donativos, quer de empresas quer de particulares, têm diminuído, sentimos necessidade de encontrar uma solução eficaz que permita colmatar essa lacuna. As conclusões do estudo elaborado pela GfK, levaram-nos a considerar que uma campanha de rua alargada a diversos pontos do país em simultâneo seria a melhor aposta. Estamos confiantes que será um sucesso”, afirma Magda Ferro, coordenadora de comunicação e eventos da ONV.
Neste sentido, e apelando à solidariedade e aos sorrisos dos portugueses, treze cidades portuguesas irão receber, durante quatro dias consecutivos, vários voluntários que, devidamente identificados pela ONV, recolherão fundos em prol da missão desta instituição particular de solidariedade social (IPSS), que promove, semanalmente, visitas de artistas profissionais às enfermarias pediátricas de 13 hospitais do país com a missão de levar alegria às crianças hospitalizadas.
Até ao dia 25 de Setembro, a organização vai estar a receber candidaturas de voluntários disponíveis para ajudar nesta causa através do e-mail [email protected], tendo como requisitos sorrisos e boa disposição.
Sobre o estudo
O estudo, desenvolvido para a Operação Nariz Vermelho pela GfK, compreendeu um universo composto por indivíduos a partir dos 15 anos, residentes em Portugal Continental, e uma amostra constituída por 1.254 indivíduos, com uma distribuição proporcional por região. Os trabalhos de campo decorreram entre os dias 10 a 21 de Janeiro de 2014, tendo sido realizados por 54 entrevistadores.
Sobre a Operação Nariz Vermelho
A Operação Nariz Vermelho (ONV) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem vinculações políticas ou religiosas, que promove semanalmente visitas de Doutores Palhaços às enfermarias pediátricas de treze hospitais do país. Tem como principal objectivo transformar momentos, tornando mais alegre a vivência das crianças hospitalizadas e dos seus familiares. Oficialmente constituída em 2002, a Operação Nariz Vermelho conta actualmente com uma equipa de 22 Doutores Palhaços e 9 profissionais nos bastidores, visitando cerca de 40.000 crianças por ano. Contando já com vários prémios no seu portefólio, a ONV foi distinguida em 2005 com o prémio Serviços Sociais, atribuído pelo Hospital do Futuro, o Diploma de Reconhecimento de Mérito pela Ordem dos Médicos, e em 2009 recebeu pelas mãos da Assembleia da República o Prémio de "Direitos Humanos".