“Prevenir e Combater as Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde”
Cerca de 400 especialistas nacionais e internacionais estarão reunidos nos dias 25 e 26 de Setembro para debater as infecções hospitalares e o impacto socioeconómico que as mesmas têm no nosso país. A taxa deste tipo de infecções em Portugal é superior à média europeia, situando-se nos 10,6%, o que demonstra que um em cada dez doentes é infectado nos hospitais nacionais*. Estas e outras temáticas, nomeadamente as formas de prevenção e as políticas de saúde no controlo destas doenças serão abordadas no Congresso Internacional “Prevenir e tratar as Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). Métodos de Actuação Translacional”, organizado pela Associação Portuguesa de Infecção Hospitalar, instituição que integra a EUNETPIS - European Network to Promote Infection Prevention for Patient Safety - a qual patrocina cientificamente o Congresso.
O evento, a decorrer no Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, integra as comemorações dos 35 Anos do Serviço Nacional de Saúde e contará entre outros, com a presença de Francisco George, Director Geral de Saúde e oradores internacionais que partilharão com os especialistas portugueses as práticas comuns noutros países da Europa e CPLP.
No dia 25, para além de aguardarmos a presença do Senhor Ministro da Saúde para presidir à Mesa da Sessão de Abertura destacamos, pelas 09:00 horas, a mesa-redonda “A importância das instalações e equipamentos na prevenção e controlo das IACS”, bem como a conferência “Políticas de saúde na prevenção e controlo das IACS”, proferida por Francisco George. No período da tarde salientamos a mesa-redonda “Economia da Saúde e custos associados às IACS”, agendada para as 16:30 horas.
“As vacinas na prevenção das IACS”, marcada para as 9:30 horas do dia 26, é o tema de abertura do segundo dia do congresso. Ao final da manhã destacamos a mesa-redonda “IACS- experiências internacionais”, que contará com a presença de oradores especialistas oriundos de Espanha, Itália, Angola e Reino Unido.
O programa do Congresso está disponível em www.apih.pt.
* Dados de um estudo europeu realizado entre Maio e Junho de 2012, que incluiu 43 hospitais portugueses.