Presidente do Instituto do Sangue diz que indicadores não são preocupantes
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/sangue_analises_dialise_transfusao_ss_11.jpg?itok=yWa9XhRp)
À Renascença, o presidente do instituto rejeita alarmismos, pois conta que os valores sejam repostos novamente durante o fim-de –semana. “Sábado e domingo são os nossos dias de grande colheita”.
Hélder Trindade sublinha, contudo, que o O- é sempre um grupo problemático e deixa um apelo: “Aproveito para voltar a lembrar a todas as pessoas que são O- que vejam no site onde há colheitas. Seria uma óptima oportunidade para fazer as suas dádivas”.
Os restantes grupos sanguíneos 0+, A+, A-, B+ e AB+ encontram-se com reservas suficientes para as necessidades aproximadamente sete dias, não provocando grandes preocupações.
A Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) tem agendadas para Setembro oito sessões de colheitas nas seguintes datas: 7, 9 , 14, 21 e 28, das 16h00 às 20h00; 3, 17 e 24 das 9h00 às 13h00. Todas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago. Mas dia 31 de Agosto também vai decorrer uma sessão entre as 16h00 e as 20h00 no Posto Fixo.
Quem pode doar sangue?
Todas as pessoas com bom estado de saúde, com hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50 kg e idade compreendida entre os 18 e 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos, segundo informação do SNS.
A doação pode ser feita de quatro em quatro meses pelas mulheres e de três em três meses pelos homens.