Portugal oferece a Moçambique material para fazer face à epidemia
Segundo a nota de imprensa, a oferta foi disponibilizada na quarta-feira pela Embaixada portuguesa em Maputo ao director-nacional de Saúde Pública do Ministério da Saúde de Moçambique, Francisco Mbofana.
"Esta doação insere-se no âmbito da cooperação existente na área da saúde entre Portugal e Moçambique, que no corrente ano tem sido reforçada de forma significativa", refere o comunicado.
A disponibilização do referido material satisfaz um pedido endereçado pelas autoridades moçambicanas, para fazer face às necessidades de prevenção e protecção de eventuais infecções pelo vírus do ébola no país.
Moçambique ainda não registou nenhum caso da doença, mas emitiu já um alerta em consonância com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tendo em conta o frequente fluxo no país de cidadãos provenientes da África Ocidental, a região do mundo afectado pela epidemia.
A epidemia, a mais grave desde a identificação desta doença em 1976, já fez 2.296 mortos - dos quais mais de metade (1.224) na Libéria - num total de 4.293 casos, de acordo com o mais recente balanço da OMS.