Porto recebe 4.º Congresso Interdisciplinar da Dor
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor promove, entre os dias 17 e 19 de Outubro, o 4.º Congresso Interdisciplinar de Dor para assinalar as comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor.
O 4º Congresso Interdisciplinar de Dor, promovido pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), ocorre no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, que se celebra no dia 19 de Outubro. O evento tem lugar no Hotel Ipanema Porto, na cidade do Porto, subordinado ao tema "Esta Dor É (In)suportavel”.
A dor crónica é uma situação de dor persistente. A lombalgia crónica, osteoartrose, cefaleias e artrite reumatóide são algumas das causas mais frequentes de dor crónica. Se a dor não for adequadamente tratada, a qualidade de vida das pessoas poderá ser gravemente afectada, podendo conduzir à incapacidade para o trabalho. Em Portugal, a dor crónica afecta 30% da população.
O primeiro dia do Congresso é marcado por diversos workshops dirigidos a grupos, com os temas "Nutrição, Exercício e Dor”, "Como Avaliar o Doente com Dor” e "Ecografia e Dor”.
Allen Finle, professora da Universidade de Dalhousie, no Canadá, proferirá a Conferência Inaugural dedicada à "Dor na Criança e no Adolescente”.
No dia 18 de Outubro, às 17h, terá lugar a cerimónia comemorativa do Dia Nacional da Luta Contra a Dor, com uma palestra alusiva ao Global Year Against Pain, onde será abordada a "Dor Orofacial", da autoria de Alain Woda, professor no Centro Hospitalar Universitário de Clermont-Ferrand, em França. No mesmo dia, José de Andrés, anestesista e professor na Faculdade de Medicina de Valência, em Espanha, abordará os temas "Anatomia e Fisiologia na Neuromodulação” e "Dor Crónica Pélvica e Perineal.
Na mesma cerimónia serão entregues os prémios "Desenhar a Minha Dor”, o "Prémio Grünenthal Dor”, o "Prémio Revista Dor/ Bene Farmacêutica”, o "Prémio Jornalismo/ Dor, e serão formalmente anunciados os vencedores das Bolsas APED e APED/Janssen.
No dia 19, último dia de Congresso, serão abordados temas como "Auto Imunidade e Dor”, a "Dor Miofascial: Avaliar e Registar a Dor no Doente Não-Verbal”, e a "Investigação em Dor”.
A conferência de encerramento do Congresso, subordinada ao tema " A Genética da Dor”, fica a cargo de Stephen B. McMahon, médico, professor de Fisiologia no Kings College, em Londres, e diretor do The London Pain Consortium.