Veleiro Oceans of Hope faz viagem à volta do mundo

Portadora de esclerose múltipla portuguesa participa em aventura inédita

Veleiro Oceans of Hope chega a Lisboa para mudar percepções sobre esclerose múltipla em Portugal.

A embarcação de 20 metros Oceans of Hope que completou a primeira etapa europeia de 61.000 quilómetros (33.000 milhas náuticas) de viagem à volta do mundo chegou a Lisboa. Esta é a primeira viagem de circum-navegação alguma vez realizada com uma tripulação composta por portadores com esclerose múltipla (EM) destinada a mudar percepções sobre a doença.

A embarcação estará atracada e aberta a visitas do público na Marina do Parque das Nações na capital portuguesa até 2 de Agosto, altura em que esta irá partir pelo Oceano Atlântico rumo a Boston, nos EUA.

Enquanto médico e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Ricardo Baptista Leite deu oficialmente as boas vindas à tripulação e afirmou que “é impressionante ver como estas pessoas corajosas estão a viver com uma doença tão desafiadora.”

Luísa Sacchetti Matias, de 36 anos, de Lisboa, irá representar Portugal quando se juntar ao Oceans of Hope para a travessia do Atlântico e tem contado os dias para a chegada da embarcação.

Ricardo Baptista Leite, declarou que “estamos muito orgulhosos da Luísa e é uma verdadeira honra ter uma tripulante portuguesa a bordo. Estou certo de que a Luísa sabe o legado que carrega. É um peso enorme, mas também uma grande vantagem em relação aos outros estrangeiros que seguem na embarcação. Foi a partir de Lisboa que os nossos antepassados portugueses partiram à descoberta do novo mundo e o que fizeram antes foi confrontar-se com os limites do mundo normal daquela época. Eles não sabiam o que existia para além disso. O que as pessoas com EM estão a fazer, é enfrentar as suas próprias barreiras, os obstáculos dentro de si, mostrando que podem ir mais além e fazer o que quiserem.”

Luísa Sacchetti Matias, membro da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) referiu estar a viver um sonho tornado realidade navegar pelo Atlântico. “Estou ansiosa para sentir o que é ser eu em alto mar, sentir-me livre no mar, sentir-me completa numa equipa que trabalha em conjunto para um objectivo comum, realizar uma viagem além dos meus pensamentos e crenças limitadas.”

Durante a escala na capital portuguesa, os doentes locais com EM, uma doença que já afecta cerca de 8 mil portugueses, terão a oportunidade de experimentar a emoção de velejar. Amanhã dez associados da SPEM irão velejar a bordo do Oceans of Hope, enquanto uma pequena flotilha de embarcações com doentes a bordo irá acompanhar o Oceans of Hope à saída da Marina no dia 2 de Agosto. O barco também estará aberto para visitas entre terça-feira, dia 29, e quinta-feira, dia 31 de Julho.

O Oceans of Hope é um projecto da Fundação Sailing Sclerosis, uma iniciativa do médico dinamarquês Mikkel Anthonisen. A viagem começou em Copenhaga, na Dinamarca, no passado dia 15 de Junho de 2014, e vai continuar à volta mundo com mais algumas paragens nos Estados Unidos, América do Sul, Austrália, África e Europa, terminando a circum-navegação com o regresso a Copenhaga, no Outono de 2015.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.