Porque não consegue deixar de fumar?
São muitos os que fazem a promessa de deixar de fumar, mas muitos poucos os que a conseguem cumprir. Segundo o El Pais, o problema pode estar na forma como o decidiu fazer, pois nem todos os métodos funcionam da mesma forma para todas as pessoas.
Assim, mais do que encontrar novos fármacos, os investigadores estão a centrar os seus esforços em tentar definir que tipo de perfil se adequa melhor a cada tratamento existente no mercado: seja os tratamentos substitutivos, como pastilhas, caramelos ou sprays bucais da nicotina; ou a toma regular de medicamentos como a vareniclina.
Segundo os investigadores do Centro de Cancro de Abramson da Universidade da Pensilvânia, cujo estudo foi publicado no Lancet Respiratory Medicine, a eficácia do tratamento depende da rapidez com que se elimina a nicotina do corpo.
De acordo com um estudo clínico em que participaram 1.246 pessoas, os fumadores que possuem um metabolismo considerado normal beneficiam mais de tratamentos como a vareniclina, enquanto os adesivos de nicotina serão mais indicados para quem tem o metabolismo mais lento.
As pessoas com metabolismo mais acelerado eliminam mais facilmente a nicotina do corpo, sofrendo mais rapidamente de sintomas como irritação, ansiedade e nervosismo, necessitando por isso de um tratamento mais forte.
Em média, o organismo demora entre uma semana e 10 dias a eliminar a nicotina do corpo e a ficar limpo desta substância. O ritmo, porém, varia de pessoa para pessoa.