Pneumonia bacteriana
A pneumonia é uma doença inflamatória dos pulmões causada por uma infecção. Pode ser leve, severa ou mortal, dependendo do organismo que a provoque, da idade e do estado geral de saúde do doente. Quando ocorre num doente fora do hospital, é denominada pneumonia adquirida na comunidade.
A pneumonia é uma doença que requer cuidados especiais, porque embora a maioria dos casos se cure rapidamente com os tratamentos adequados em ambulatório, também é possível que um agravamento rápido do estado geral dos doentes, com apresentação de dificuldades respiratórias, implique o internamento hospitalar.
As pneumonias causadas por bactérias são mais perigosas e requerem cuidados médicos e tratamentos mais cuidados. As bactérias classificam-se em gram-positivas e gram-negativas, baseando-se no seu aspecto quando são coradas e se vêem ao microscópio.
Por um lado, os causadores da maior parte dos casos de pneumonia são os pneumococos, os estafilococos e as bactérias gram-positivas. Por outro lado, as bactérias gram-negativas, como a Klebsiella e a Pseudomonas, provocam uma pneumonia que tende a ser extremamente grave.
Os pulmões do adultos saudáveis raramente são infectados por bactérias gram-negativas. Os infectados com maior frequência são as crianças pequenas, assim como as pessoas de idade avançada, os alcoólicos e as pessoas com doenças crónicas, especialmente com alterações do sistema imune. Já as infecções por bactérias gram-positivas adquirem-se geralmente em ambientes hospitalares.
A gravidade das bactérias gram-negativas centra-se no facto de poderem destruir com muita rapidez o tecido pulmonar, tendendo por isso a agravar de forma rápida a pneumonia provocada por uma bactéria gram-negativa.
A febre, a tosse e a falta de ar são frequentes, e a expectoração eliminada pode ser espessa e de cor avermelhada (cor e consistência semelhantes à geleia de groselha).
Dada a gravidade da infecção, o indivíduo é hospitalizado para submeter-se a um tratamento intensivo com antibióticos, oxigénio e líquidos endovenosos. Às vezes, é necessário um tratamento com respirador.
Mesmo com um tratamento totalmente adequado, morrem cerca de 25 a 50 por cento das pessoas que sofrem de pneumonia causada por uma bactéria gram-negativa.