Doença afecta 100 milhões de pessoas em todo o mundo

Plataforma online de acesso gratuito informa e aconselha doentes com psoríase

A falta de informação é um dos principais problemas que enfrentam famílias e doentes que sofrem de psoríase, uma doença inflamatória crónica da pele, que afecta mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para fazer face à iliteracia sobre esta doença, a LEO Farmacêuticos, um dos laboratórios que mais investe na investigação neste sector, criou o QualityCare™, um serviço de apoio gratuito e confidencial, para pessoas diagnosticadas e familiares com psoríase. Trata-se de uma plataforma online que disponibiliza informação importante e aconselhamento personalizado sobre a psoríase e como controlar a doença da melhor forma possível.

O QualityCare™ disponibiliza uma gama de ferramentas e funcionalidades úteis e de fácil utilização, permitindo aos doentes não só um maior conhecimento sobre a doença e tratamentos disponíveis, mas também o esclarecimento das dúvidas que eventualmente tenham sobre outras áreas complementares. Ao criar um perfil na página, os doentes seleccionam os temas que consideram mais interessantes, podendo, desta forma, aceder a conteúdos que lhe são direccionados. Após a criação do perfil, os doentes podem aceder à sua página pessoal, local onde é possível encontrar e guardar os artigos mais relevantes. De forma a manter os doentes motivados e actualizados, estes podem, ainda, subscrever o envio de mensagens de e-mail e/ou de texto. Assim, com o QualityCare™ os doentes dispõem da informação que necessitam, definindo as suas prioridades e, caso estas se alterem, ajustando continuamente os seus temas de interesses.

Esta plataforma da LEO Farmacêuticos destina-se aos doentes, daí que as suas opiniões sejam de fundamental importância para aprimorar o serviço de forma contínua. Assim, a qualquer altura, é possível aos utilizadores classificarem o seu nível de satisfação com o serviço, designadamente através de um breve inquérito.

A psoríase é uma doença da pele que pode afectar qualquer pessoa e que acarreta um estigma social, fruto da falta de informação. Atinge cerca de 2 a 3% da população e pode surgir em qualquer idade, existindo um pico de incidência durante o final da adolescência e o início da terceira década de vida, e um segundo pico quando os doentes ultrapassam a barreira dos cinquenta anos. Estima-se que em Portugal cerca de 250 mil pessoas tenham psoríase, uma doença não contagiosa, mas que ainda luta contra o preconceito.

Fonte: 
RCM Pharma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock