Ervas medicinais

Plantas que ajudam a combater o colesterol

Atualizado: 
09/05/2019 - 11:35
O mau colesterol (LDL) é uma das principais causas das doenças cardiovasculares – aumenta o risco de enfarte, doença vascular periférica, diabetes tipo 2 e hipertensão. A prática de exercício físico e a uma alimentação saudável, rica em fibras e pobre em gorduras, são essenciais no combate ao colesterol. Mas saiba que a Fitoterapia, através do poder curativo das plantas medicinais, pode dar-lhe uma grande ajuda!

O colesterol é uma gordura presente nos tecidos do corpo e no plasma sanguíneo do organismo. Ele existe em grande concentração no fígado, pâncreas, cérebro e medula.

O colesterol é algo natural e benéfico para o corpo exceto quando excede as suas concentrações normais, tornando-se então prejudicial para a saúde.

Uma das consequências mais graves da concentração excessiva de colesterol no sangue é a obstrução do fluxo sanguíneo. Na realidade, o colesterol em excesso fixa-se nas paredes das artérias, formando uma placa que impede o sangue de circular.

Quando os níveis de colesterol se mantém elevados corremos o sério risco de sofrer graves problemas cardíacos.

Este risco aumenta com a idade e, habitualmente, não traz qualquer sinal ou sintoma associado. No entanto, saiba que uma simples análise pode ser a chave para a prevenção.

E como a prevenção é, quase sempre, o melhor remédio, a Fitoterapia apresenta-lhe algumas soluções no combate ao mau colesterol.

Conheça alguns “remédios” naturais que o ajudam a reduzir o colesterol:

  1. Alho – ajuda no controlo do colesterol e melhora a circulação. Aconselha-se a comer um dente de alho por dia.
  2. Alcachofra – possui ácidos que ajudam na redução do colesterol. Baixa a pressão arterial e melhora a circulação. Recomenda-se a infusão de duas colheres de chá para cada litro de água e deve beber-se três vezes ao dia, antes das refeições.
  3. Curcuma – os seus componentes ajudam a baixar o mau colesterol – LDL – e os triglicéridos.
  4. Cardo – é uma planta com propriedades depurativas e descongestionantes. Ajuda a reduzir o colesterol e os triglicéridos
  5. Dente de Leão – muito eficaz a regular os níveis de colesterol no sangue. Aconselha-se a ingestão de duas a três chávenas de chá por dia.
  6. Chá verde, branco e vermelho – ajudam a baixar o peso e a regular o colesterol. O chá contem catequinas e taninos com propriedades antioxidantes. Deve beber-se duas a três chávenas por dia. 
Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock