Plano individual de cuidados para doentes com várias patologias vai avançar

A ideia vai avançar primeiro como um projeto piloto em cerca de 30 unidades de saúde, segundo Constantino Sakellarides, consultor do ministro da Saúde.
O plano individual de saúde deve ser subscrito por todos os cuidadores do doente, envolvendo os vários níveis, desde os cuidados de saúde primários, aos hospitalares e aos continuados, se for o caso.
O objetivo é criar planos individuais para os doentes com diversas patologias e que são simultaneamente os que mais usam os serviços de saúde.
As unidades de saúde que apostem nestes planos individuais e direcionados terão benefícios financeiros a nível da contratualização com o Ministério da Saúde, como explicou Constantino Sakellarides, à margem de uma conferência em Lisboa sobre literacia em saúde.
Calcula-se que cerca de 10% da população se encaixe no perfil de utente com multi-patologia e que sobreutiliza os serviços de saúde.
Constantino Sakellarides considera que o sistema de saúde não pode continuar fragmentado nos vários níveis de cuidados e que tem de facilitar o percurso dos utentes por esses vários patamares.
O consultor do ministro na Saúde acredita que, no futuro, todos os utentes deverão ter um plano individual de saúde que integre os diferentes tipos de cuidados.