Conheça os perigos

´Piercings´ orais

Atualizado: 
17/01/2019 - 17:49
Os "piercings" são muito utilizados principalmente pelos mais jovens, contudo existem diferentes perigos entre fazer um piercing na pele ou fazê-lo em qualquer parte da boca.
Piercings

Normalmente são o material de que são feitos é metal e apresentam a forma de uma barra ou de uma argola. Quando são colocados na boca têm um período longo de cicatrização e requerem bastantes cuidados para que a zona onde foram colocados não infecte.

Os perigos que podem representar a curto e longo prazo são vários:

1.Infecções - devido à existência de milhões de bactérias na boca, qualquer furo feito para colocar um piercing torna-se difícil de manter completamente higienizado.

2.Sangramento - é muito difícil controlar um sangramento caso um vaso sanguíneo seja perfurado.

3.Dor e inchaço - são os mais comuns, mas quando o inchaço é elevado pode provocar um edema que perturba a respiração.

4.Dentes e gengiva danificados - o contacto do piercing com os dentes e gengiva pode fazer com que se venham a desenvolver problemas periodontais assim como fracturas de dentes.

5.Alteração das funções normais da boca - como é um corpo estranho, a pessoa pode vir a desenvolver alterações de mastigação e fonéticas.

6.Doenças transmissíveis pelo sangue - podem ser responsáveis pela transmissão organismos como o VIH/Sida, Hepatite B e C, vírus do herpes simples e candidíase.

7. Endocardite - a endocardite é um processo inflamatório do tecido que reveste interiormente o coração. Pode ser causada através de bactérias que passem pela boca e consequentemente através do furo do piercing entrem para a circulação sanguínea, chegando ao coração.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock