Planos de acção conjuntos

Pico da gripe será no Carnaval

Hospitais e centros de saúde preparam-se para semanas de intensa afluência de utentes, já que o pico da gripe se espera que seja no Carnaval.

Para fazer face ao surto da gripe, cujo pico se espera na semana do Carnaval (segunda de Fevereiro), os agrupamentos dos centros de saúde e o Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que abrangem 295 mil utentes, definiram planos de acção em conjunto, escreve o Correio da Manhã.

 Vão ser alargados o horário de atendimento e a prioridade de acesso nas extensões de saúde para "reduzir a sobrecarga das Urgências do hospital e os tempos de espera", disse Isabel Carvalho, directora clínica do CHO. Na semana passada foram atendidos nas unidades de Cuidados Intensivos 11 doentes com gripe.

A taxa de incidência de gripe é elevada (122,4 casos por cada 100 mil habitantes) e a mortalidade é superior face ao esperado, mas apenas na população com mais de 75 anos, referiu a Direcção-Geral de Saúde.

Fonte: 
Correio da Manhã Online
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock