Peritos internacionais nas questões do álcool estão reunidos até amanhã
Peritos internacionais na realização de “intervenções breves” no consumo de álcool e outras substâncias psicoactivas estão, hoje e amanhã, reunidos na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde estão a fazer workshops dirigidos a meia centena de profissionais de saúde e de educação.
A iniciativa insere-se no âmbito de actuação do projecto “Prevenção do uso/abuso de álcool e outras substâncias psicoactivas: intervenções em contextos ao longo do ciclo vital”, inscrito na UICISA: E, sob coordenação da professora Teresa Barroso.
De acordo com a organização do encontro, “as ‘intervenções breves’ são procedimentos simples, baseados em pressupostos cognitivo-comportamentais, voltados para educação e motivação do paciente para mudança de comportamentos, têm um custo reduzido e mostraram ser eficazes na redução dos consumos e diminuição dos problemas relacionados com o álcool e outras substâncias psicoactivas”.
“Existe evidência científica da eficácia das intervenções breves em reduzir o consumo de álcool e outras substâncias psicoactivas, em particular se forem desenvolvidas no contexto dos cuidados de saúde primários. Em Portugal, a detecção precoce e as intervenções breves estão preconizadas no Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e outras Dependências (SICAD, 2013), contudo estas ainda não estão disseminadas nos contextos de cuidados de saúde primários”, afirma a professora da ESEnfC, Teresa Barroso.