Criança

Periodicidade dos exames de saúde

Atualizado: 
20/05/2015 - 15:31
Desde o primeiro ano de vida

 

Primeiro ano de vida;

Parâmetros a avaliar;
1 - Verificar a realização do diagnóstico precoce;
2 - Sorriso social;
3 - Reacção ao estranho;
4 - Confirmar presença de testículos nas bolsas;

 

 

Cuidados Antecipatórios;
1 - Sintomas ou sinais que justificam recorrer aos Serviços de Saúde;
2 - Conduta face a sinais e sintomas comuns (choro, obstrução nasal, tosse, diarreia, obstipação);
3 - Vida na creche, ama ou outros atendimentos diurnos;
4 - Reacção ao estranho;
5 - Escolha de brinquedos;
6 - Cama e quarto próprios, rituais de adormecimento;
7 - Desenvolvimento;

1 - 3 Anos;

Parâmetros a avaliar;
1 - Imitação;
2 - Confirmar presença de testículos nas bolsas;
3 - Ansiedade de separação;
4 - Problemas ortopédicos;
5 - Jogo «faz de conta»;

Cuidados Antecipatórios;
1 - Referir a anorexia fisiológica do 2º ano de vida;
2 - Afirmação da personalidade, birras, regras sociais;
3 - Brincar, passear, dormir;
4 - Independência, ansiedade de separação, terrores nocturnos;
5 - Brincar, desenhar, hábitos de televisão, ritual de adormecer;
6 - Desmame do biberão e do leite ao adormecer;
7 - Aprendizagem de regras e rotinas na vida diária;
8 - Desmame da chupeta;
9 - Negativismo, birras, ciúmes, rivalidade; relacionamento com outras crianças;
10 - Sexualidade (reconhecimento da diferença de sexos);
11 - Medos, terrores nocturnos;

4 - 9 Anos;

Parâmetros a avaliar;
1 - Exame global de saúde antes da escolaridade obrigatória; preencher ficha de ligação para a Saúde Escolar;
2 - Rastreio das perturbações visuais;
3 - Audiograma, nos grupos de risco;

Cuidados antecipatórios;
1 - Adaptação ao infantário;
2 - Desenvolvimento cognitivo, lateralidade;
3 - Estimular criatividade e hábitos de leitura, racionalizar hábitos de televisão/computador;
4 - Avaliar sintomas de instabilidade psicomotora;
5 - Preparação da entrada para a escola, adaptação ao meio escolar e prevenção do insucesso escolar, postura correcta;
6 - Competitividade, prazer em jogos de regras;
7 - Caminho para a escola, transporte escolar;
8 - Utilização do fio dentário;

10 - 18 ANOS;

Parâmetros a avaliar;
1 - Exame global de saúde - preencher ficha de ligação para a Saúde Escolar;
2 - Impulsividade, egocentrismo, flutuações de humor;
3 - Construção de identidade pessoal e social, autonomização progressiva;
4 - Capacidade de lidar com impulsos, medos, ansiedades e frustrações;
5 - Alimentação desequilibrada, perturbação da imagem corporal, comportamentos sexuais de risco, passagens ao acto, equivalentes suicidários;
6 - Em adolescentes com factores de risco, se não tiver sido avaliado antes;
7 - Pode iniciar-se aos 10 anos, de acordo com o PNV;

Cuidados antecipatórios;
1 - Racionalizar hábitos de TV/computador;
2 - Projectos de futuro, actividade laboral;
3 - Interesses culturais e sociais; associativismo

Fonte: 
Manual de Urgências em Pediatria
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
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