Prevenir os pelos encravados
Este é um problema que pode afectar todas as pessoas e está directamente relacionado com os cuidados que se têm com a depilação e com a pele.
Os pelos encravados são pelos que após serem cortados começam a crescer dentro da pele acabando por causar uma pequena inflamação que poderá vir a tornar-se em algo bastante doloroso se nada se fizer para a remoção dos mesmos.
A zona da pele onde o pelo está encravado fica com algum relevo e de cor avermelhada, causando alguma comichão e irritação. Nesta altura é preciso ter algum cuidado na utilização de métodos de depilação cortantes pois é muito fácil fazer um corte na zona afectada acabando por gerar sangramento.
As zonas mais afectadas são a cara, no caso dos homens e as pernas, virilhas e axilas no caso das mulheres.
Factores que favorecem o seu aparecimento:
- Fazer a barba ou depilação com uma lâmina usada e em mau estado;
- Má hidratação da pele;
- Utilização de roupa justa.
Saiba o que pode fazer para combater os pelos encravados
Apesar de existirem pessoas mais propensas ao aparecimento de pelos encravados, os cuidados com a pele são benéficos a todos e podem evitar o seu aparecimento.
Recorrer a esfoliantes corporais é sempre uma boa maneira de eliminar as células mortas facilitando o crescimento dos pelos. Assim como a utilização diária de cremes hidratantes, que fazem com que a pele fique mais suave.
Quando fizer a barba ou depilação de outras zonas com recurso a uma lâmina, utilize sempre uma espuma própria e faça o corte no sentido de crescimento do pelo. Outra boa forma para evitar os pelos encravados é alternar o método de depilação entre lâmina e cera.
Pode no entanto, como se costuma dizer, eliminar o mal pela raiz. Para isso a depilação a laser é a melhor solução, podendo também ser a mais dispendiosa. Este tipo de depilação consegue eliminar a raiz do pelo após várias sessões, deixando de ter qualquer tipo de problema com pelos encravados no futuro.