Fundação Champalimaud e Philips

Parceria para promover o tratamento e monitorização de doentes oncológicos em casa

A Fundação Champalimaud e a Philips assinaram hoje um acordo para estabelecer um quadro estratégico de colaboração.

Sob este acordo, as duas entidades irão trabalhar em conjunto para investigar e validar novas e mais eficientes modalidades de gestão dos doentes oncológicos, em todas as fases do ciclo da prestação de cuidados clínicos (avaliação, diagnóstico, tratamento, convalescença e acompanhamento). Ambas as partes comprometem-se ainda a dar continuidade e aprofundar a investigação com o objectivo de implementar e estabelecer programas específicos.

A Fundação Champalimaud está empenhada em construir o “Hospital do Futuro”. Pretende-se a criação de novos modelos no acompanhamento ao doente, transferindo os cuidados, do hospital, para casa dos doentes. A Fundação Champalimaud e a Philips irão assim unir esforços e partilhar a sua visão, experiência e capacidade tecnológica para alcançar um fim comum. Este novo paradigma na medicina irá combinar as mais avançadas e especializadas instalações clínicas com os cuidados médicos personalizados, em casa do doente, substituindo progressivamente o tradicional internamento em ambiente hospitalar.

Este acordo estabelece ainda a colaboração das duas organizações na avaliação dos equipamentos e serviços tecnológicos disponibilizados pela Philips e como estes podem ser utilizados e implementados com sucesso na Fundação Champalimaud. Neste contexto será alvo de análise a forma como algumas soluções e serviços necessitam ser alterados e melhorados para garantir uma gestão eficiente dos doentes em todas a fases ciclo da prestação de cuidados médicos.

Neste âmbito, o projecto conjunto da Fundação Champalimaud e da Philips - para dar suporte aos tratamentos e monitorização dos doentes oncológicos em casa – irá englobar num primeiro momento:

- a avaliação das tecnologias;
- a avaliação das necessidades clínicas;
- a definição de processos de transição do hospital para casa;
- a avaliação das necessidades em termos de autonomia dos doentes e ferramentas de apoio aos mesmos;
- desenvolvimento de uma experiência piloto, incluindo investigação e ferramentas de avaliação de resultados esperados e alcançados, para facilitar a sua replicação.

Este projecto irá posicionar o Fundação Champalimaud como uma instituição de referência europeia, ao nível das inovações em TeleSaúde e Soluções de Cuidados de Saúde em Casa.

No futuro, esta colaboração pretende levar o conceito de “Hospital do Futuro” ao próximo nível, implementando a visão da Fundação Champalimaud. Este modelo de prestação de cuidados de saúde irá combinar os cuidados clínicos especializados com os cuidados em casa, sob uma estrutura central e integrada, que irá permitir o máximo conforto e bem-estar do doente associados a um apoio e gestão personalizada de cada caso pela equipa médica especializada.

Inovação Philips em TeleSaúde
A inovação de TeleSaúde Philips “Hospital to Home” permite melhorar os rácios de mortalidade, diminuir o tempo de internamento hospitalar, reduzir a necessidade de internamento e diminuir custos. Possibilita ainda o acesso a cuidados de saúde especializados a um maior número de doentes, que de outra forma não teriam como beneficiar dos mesmos devido a barreiras geográficas e à indisponibilidade de médicos especialistas.

Os modelos de cuidados médicos através de TeleSaúde podem ajudar os prestadores de cuidados de saúde, nomeadamente os hospitais, a tornarem-se nos “Hospitais do Futuro”. 

A solução Philips “Hospital to Home” pode ajudar a melhorar os resultados e a baixar custos nos cuidados continuados de toda a população de doentes:

• Programas de Cuidados Críticos e Agudos: desde os doentes mais graves internados nas unidades de cuidados intensivos, aos que se encontram nas unidades de medicina/ cirurgia e centros de saúde/centros de enfermagem qualificados;

• Programa de Assistência Ambulatória Personalizada: desde os doentes mais frequentes e exigentes em termos de cuidados médicos, aos doentes que necessitam de alguma assistência na gestão da sua condição crónica;

• Programas de Bem-Estar e Envelhecimento Assistido: como comprovado pelo serviço de alerta médico Lifeline da Philips.

Fonte: 
Ipsis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.