ESEnfC

Parceria com grupo hospitalar inglês de Buckinghamshire assegura formação clínica a jovens enfermeiros portugueses

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assinou, ontem, um protocolo de colaboração com o grupo hospitalar Buckinghamshire Healthcare, do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, que define cinco áreas de interesse comum para a cooperação, a começar pelo ensino da Enfermagem ao nível da licenciatura e da formação pós-graduada.

A formação contínua de enfermeiros, a execução de programas de investigação em Enfermagem, a implementação de projetos de mudança e de desenvolvimento e o intercâmbio de informação e de documentação científica e técnica são outras áreas de cooperação previstas no protocolo, que terá a duração de quatro anos, sendo automaticamente renovado se nenhuma das partes o denunciar.

Maria da Conceição Bento (Presidente da ESEnfC) e Carolyn Morrice (Chief Nurse do Buckinghamshire Healthcare Trust), que assinaram o protocolo, rubricaram também uma “carta de parceria”, que estabelece que o grupo hospitalar inglês se compromete a receber até dez recém-licenciados por Coimbra (quatro por cada turno diário) para a conclusão do período de aprendizagem clínica em cuidados contínuos, bem como a oferecer um programa de três meses de aprendizagem e desenvolvimento para cada jovem enfermeiro e, ainda, alojamento sem custos durante o programa de formação.

Até ao momento, nove recém-diplomados pela ESEnfC frequentaram ou estão a frequentar estágios no Stoke Mandeville Hospital, uma das unidades do grupo hospitalar Buckinghamshire Healthcare, para os quais contam com uma bolsa suportada pelo Erasmus +, programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto.

Este grupo hospitalar e de cuidados de saúde, situado no condado de Buckinghamshire (sul do Reino Unido, entre as cidades de Oxford e de Londres), emprega cerca de 6.000 profissionais (médicos, enfermeiros, parteiras, terapeutas, cientistas da saúde e outras equipas de suporte) e cuida, anualmente, de mais de meio milhão de utentes.

O Hospital Stoke Mandeville acolhe o National Spinal Injuries Centre (Centro Nacional de Lesões Medulares), internacionalmente reconhecido – foi o local onde nasceu o movimento paraolímpico – e cujo Serviço de Acidente Vascular Cerebral é considerado um dos melhores da região.

 

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.