Organização Mundial de Saúde tem nova directora para a região africana
Matshidico Rebecca Moeti inicia um mandato de cinco anos no dia 1 de Fevereiro de 2015, sucedendo ao angolano Luís Gomes Sambo, que ocupou o cargo de director regional durante 10 anos.
"Vou acelerar a implementação do programa de reforma global da Organização Mundial de Saúde (OMS) na região Africana, tornando-nos num parceiro ainda mais efectivos, pró-activo e responsável para os nossos Estados membros", disse a nova directora regional da OMS, citada no comunicado.
A eleição da especialista em saúde pública foi apoiada pelos ministros de Saúde dos Estados membros da OMS-África em Novembro de 2014 e confirmada em Genebra no Conselho executivo da organização.
Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Angola e doutor em Gestão pela Universidade de Hull (Reino Unido), Luís Sambo chegou a ser vice-ministro da Saúde na década de 1980, tendo entrado em 1989 para a OMS, primeiro como chefe de equipa em Harare, Zimbabué.
A 136ª sessão do Conselho executivo da OMS decorre de 26 Janeiro a 3 de Fevereiro de 2015 e vai abordar temas como orçamento, reforma da instituição, sistemas de saúde, doenças e políticas para a promoção da saúde. O Conselho Executivo é constituído por 34 membros eleitos para três anos.