Organização Mundial de Saúde alerta para perigos de surdez
Mais de mil milhões de jovens em todo o mundo correm risco de sofrer perdas auditivas irreversíveis devidos maus hábitos diários, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre eles, 50% estão expostos a riscos pelo uso excessivo de leitores de mp3 e 40% a níveis de ruído prejudiciais de discotecas e bares.
Nos países desenvolvidos a situação é tão grave que, segundo os últimos dados da OMS publicados no dia 3 de Março, mais de 43 milhões de pessoas entre os 12 e os 35 anos já sofrem de surdez.
Segundo vários especialistas, o nível máximo de exposição sem riscos a que um ser humano pode submeter-se é de 85 decibéis (dB) durante o máximo de 8 horas, período de tempo que diminui na medida em que a intensidade do som aumenta.
Ouvir música com recurso a headphones não deve ocupar mais de uma hora por dia e a música deve ter um volume baixo, sendo que a maioria dos leitores de mp3 chega aos 136 dB no nível máximo.
Já em discotecas e bares, os níveis de ruído podem variar entre 104 dB e 112 dB. Nestes ambientes, quando a "exposição ocorre regularmente ou de forma prolongada, as células sensoriais e outras estruturas podem ser danificadas permanentemente, causando uma perda irreversível da audição", informa a OMS.
Confira algumas recomendações da OMS para proteger a audição:
1 - Limite tempo gasto em actividades barulhentas e fazer breves descansos entre exposições ao ruído;
2 - Mantenha o volume da música ouvida com fones baixo, nunca excedendo 60% do volume máximo;
3 - Use tampões de ouvido em eventos onde o ambiente seja extremamente barulhento
4 - Informe-se sobre os níveis seguros de exposição ao ruído: Enquanto andar de mota só deve ser feito durante 47 minutos por dia, usar um secador de cabelo só é seguro durante 15 minutos, por exemplo.
5 - Use o smartphones para medir os níveis de exposição ao ruído com aplicações para o efeito;
6 - Consulte um médico aos primeiros sinais de perda de audição.