Instalações da Secção Regional do Centro

Ordem forma enfermeiros sobre Ébola

A Ordem dos Enfermeiros realiza dia 17 em Coimbra uma acção de formação dos seus membros para as especificidades da Ébola, uma infecção altamente mortal, com especial impacto em África.

Intitulada Ébola - Os enfermeiros estão preparados?, tem como formadores o Enf. Lino André Sousa da Silva e a Enf. Maria Helena Cabecinha Guerreiro Lucas. Será ministrada nas instalações da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE).

A perspectiva histórica, etiologia, epidemiologia, transmissão e sintomatologia são alguns domínios da formação, que inclui ainda a abordagem ao suporte psicológico a doentes e famílias, aos equipamentos de protecção individual pelos profissionais de saúde e sua demonstração prática sobre o modo correcto de utilização.

A formação é um elemento essencial, principalmente para os profissionais na primeira linha de contacto com doentes com sintomatologia suspeita, provenientes dos países afectados, nomeadamente os dos serviços de urgência e cuidados de saúde primários, afirma a Presidente do Conselho Directivo Regional da SRC, Enf.ª Isabel Oliveira.

O vírus Ébola encontra-se em alguns países africanos em reservatórios naturais, e foi descoberto pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire (actual República Democrática do Congo), perto do rio Ébola, ao qual se deve o seu nome.

Desde então, foram detectados alguns surtos na África Subsariana. A epidemia de 2014 na África Ocidental é a maior já registada deste vírus, tendo causado 4877 mortes e 9936 doentes até 19 de Outubro desse ano. Os países afectados, com transmissão disseminada, são a Serra Leoa, a Guiné-Conacri e a Libéria, refere a Direcção-Geral da Saúde.

Fonte: 
GCIC - Gabinete de Comunicação e Imagem da S.R. do Centro
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock