Ordem forma enfermeiros sobre Ébola
Intitulada Ébola - Os enfermeiros estão preparados?, tem como formadores o Enf. Lino André Sousa da Silva e a Enf. Maria Helena Cabecinha Guerreiro Lucas. Será ministrada nas instalações da Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE).
A perspectiva histórica, etiologia, epidemiologia, transmissão e sintomatologia são alguns domínios da formação, que inclui ainda a abordagem ao suporte psicológico a doentes e famílias, aos equipamentos de protecção individual pelos profissionais de saúde e sua demonstração prática sobre o modo correcto de utilização.
A formação é um elemento essencial, principalmente para os profissionais na primeira linha de contacto com doentes com sintomatologia suspeita, provenientes dos países afectados, nomeadamente os dos serviços de urgência e cuidados de saúde primários, afirma a Presidente do Conselho Directivo Regional da SRC, Enf.ª Isabel Oliveira.
O vírus Ébola encontra-se em alguns países africanos em reservatórios naturais, e foi descoberto pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire (actual República Democrática do Congo), perto do rio Ébola, ao qual se deve o seu nome.
Desde então, foram detectados alguns surtos na África Subsariana. A epidemia de 2014 na África Ocidental é a maior já registada deste vírus, tendo causado 4877 mortes e 9936 doentes até 19 de Outubro desse ano. Os países afectados, com transmissão disseminada, são a Serra Leoa, a Guiné-Conacri e a Libéria, refere a Direcção-Geral da Saúde.