Óculos de sol baratos podem ser um "péssimo negócio" para a visão
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/mulher_chapeu_sol_oculos_escuros_praia_melasma_ss_1.jpg?itok=wlYYHyzI)
Os óculos escuros provocam a dilatação da pupila, e, caso não tenham lentes com filtros para os raios ultravioleta UVA e UVB, deixam a visão mais exposta à radiação.
O alerta é do Conselho Argentino de Oftalmologia, depois de um recente e anormal aumento de casos de perda de visão ou visão danificada registados no país, escreve o Sapo.
"Os raios ultravioleta afetam a pele e, logicamente, os olhos, produzindo desde irritações passageiras a tumores malignos", diz o médico Ernesto Ferrer, ex-presidente e assessor do Comité Executivo do Conselho Argentino de Oftalmologia.
"Nos olhos, essa radiação afeta a conjuntiva, produzindo irritação e tumores na córnea, cristalino e retina", comenta em declarações à BBC.
Ernesto Ferrer alerta que as crianças também devem usar óculos de sol adequados para a sua idade quando estão na praia, ao ar livre ou em locais expostos à radiação ultravioleta. "Pessoas de todas as idades devem proteger-se da radiação, principalmente os mais sensíveis: crianças e pessoas mais velhas", refere o especialista.
As lentes devem ser adequadas ao meio: as dos óculos de sol para a neve têm de ser diferentes das usados para a areia da praia, porque a radiação é diferente. E segundo o médico, os "óculos de sol, mesmo que não tenham graduação, devem ser comprados em locais apropriados como as óticas", pois só aqui é possível exigir os selos de garantia de qualidade.
Para o especialista, é fundamental que as pessoas se exponham o mínimo possível ao sol e também fiquem atentas aos índices de raios ultravioleta divulgados diariamente pelas agências de meteorologia dos países.