Obstipação
Uma elevada percentagem da população portuguesa sofre, sofreu ou virá a sofrer de obstipação alguma vez na vida. Nessa altura reconhecerá os sintomas clássicos deste problema, também conhecido como prisão de ventre.
Estes incluem, entre outros:
- Fezes duras que causam dor ao evacuar;
- Ir à casa de banho com menos frequência do que o normal, não evacuando as vezes suficientes;
- Dificuldades em defecar, apesar de ir à casa de banho com alguma regularidade;
- Sensação de não ter "esvaziado" tudo depois de ir à casa de banho;
- Dores de estômago ou inchaço.
Trata-se de uma situação benigna mas muito embaraçosa, inconveniente e até dolorosa.
A obstipação afecta cada indivíduo de forma diferente, uma vez que a motilidade intestinal reage aos hábitos de vida de forma diferente de pessoa para pessoa. Também por que as causas da obstipação são várias e podem incluir uma dieta pobre em fibras, ingestão insuficiente de líquidos, falta de exercício físico, entre muitas outras. Por isso, alterar os seus hábitos pode ser a melhor forma de evitar ficar obstipado.
Os alimentos, ou melhor os seus resíduos, vão sendo transformados em fezes conforme passam do estômago para o cólon. Se permanecerem demasiado tempo no cólon, podem secar e endurecer, o que resulta em fezes duras difíceis de evacuar. Isto é causado por:
- Alimentação esporádica ou em porções muito pequenas;
- Não ir à casa de banho quando sente necessidade;
- Exercício físico insuficiente ou problemas de saúde;
- Desidratação ou ingestão insuficiente de líquidos;
- Falta de alimentos ricos em fibras;
- Stress.
Em alguns casos, a obstipação é causada por medicação ou mesmo pela existência de doença intestinal. Na dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico. Deve também consultar o seu médico se sofrer de obstipação durante um período prolongado, se aparecer sangue nas fezes, se estiver com obstipação e perder peso repentinamente ou sentir dores agudas de estômago. Isto porque a saúde ou falta de saúde do seu cólon e sistema digestivo em geral, também podem ter uma grande influência no aparecimento da obstipação. Assegure-se que tem um cólon e sistema digestivo saudáveis para reduzir o risco de vir a sofrer desta afecção.
Obstipação crónica
A obstipação crónica ou funcional pode durar meses ou anos. É muitas vezes o resultado de dietas de fraca qualidade, falta de exercício e/ou líquidos e ignorar regularmente a vontade de ir à casa de banho.
Na verdade, não há uma definição única de obstipação crónica, mas o American College of Gastroenterology (AGG) caracterizou-a como "defecação insatisfatória que resulta em evacuação pouco frequente, passagem difícil de fezes ou ambas". Uma maneira fácil de entender a definição de obstipação crónica é uma frequência de evacuação inferior a três vezes por semana e que perdure vários meses. Conforme referido anteriormente, deve consultar o seu médico se sofre deste problema.
Como prevenir a obstipação
1. Exercício físico
Recomenda-se praticar 30 minutos de exercício físico diariamente para aumentar a mobilidade do intestino
2. Beber Água
Beber 1,5/2 litros de água por dia para obter uma hidratação suficiente das fezes e ser mais fácil expeli-las
3. Ingerir fibras
Uma dieta rica em fibras ajuda a regularizar os intestinos. Exemplos de alimentos ricos em fibras são cereais integrais, nozes, frutas e legumes
4. Ir à casa de banho com regularidade
Manter hábitos regulares para ir à casa de banho ajuda a evitar a obstipação. Procure manter uma hora certa todos os dias para ir à casa de banho, mesmo que não tenha vontade de evacuar. Demore o tempo que for preciso e criará uma rotina intestinal.
5. Contacte o seu médico
Contacte o seu médico imediatamente se detectar sangue nas fezes. Também pode obter informação sobre as diversas opções para tratar a obstipação junto do seu médico ou do seu farmacêutico. Existem, diferentes produtos que ajudam a diminuir os sintomas da obstipação, principalmente nos casos de obstipação crónica. São fáceis de tomar e de eficácia comprovada.