Obesidade nas mulheres aumenta em 40% risco de sete cancros
Cancro da mama, da vesícula biliar, do intestino, dos rins, do pâncreas, do útero e do esófago. Sim, são sete tipos de cancro que, quando associados à obesidade feminina, podem ser fatais.
Segundo a mais recente pesquisa Cancer Research UK, as mulheres com excesso de peso têm 40% mais de probabilidade de desenvolver um destes sete tipos de cancro.
Em causa, explicam os especialistas à BBC, está o facto de a obesidade nas mulheres estar relacionada com a produção de hormonas em células de gordura, principalmente o estrogénio, que, segundo alguns médicos, é o responsável número um pelo desenvolvimento de cancros.
A conclusão do estudo deste organismo britânico teve por base a análise de mil mulheres classificadas como obesas e outras mil que se encontravam com um peso normal.
Do grupo das mulheres com excesso de peso, 274 apresentaram uma maior tendência de padecer de cancro em algum momento da sua vida; já as que estavam com o peso correcto, apenas 194 tinham hipótese de ter cancro mais tarde.
“Parar de fumar, manter um peso saudável, ter uma dieta saudável e diminuir o consumo de álcool” são as dicas deixadas pelos especialistas às mulheres que apresentam excesso de peso e que, com isso, tornam a própria saúde mais débil.