Dia das Bruxas
O perigo que se esconde nas máscaras para criança
31/10/2018 - 10:03
Atualizado:
31/10/2018 - 10:34
Em vésperas do dia das Bruxas são inúmeras as crianças que rumam à escola disfarçadas de bruxinhas ou pequenos vampiros. Criança que é criança gosta particularmente destes dias pelas brincadeiras e travessuras que pode praticar. Mas se ainda não comprou a sua máscara de Halloween tenha cuidado com os perigos que ela pode esconder.

Muitas das máscaras do dia das Bruxas são feitas na escola com produtos completamente inofensivos. Pelo contrário, o que se encontra nas lojas pode ser perigoso para a saúde dos seus filhos.
Por isso tenha atenção aos seguintes elementos:
- Etiquetas – preste muita atenção aos componentes descritos nas etiquetas das fantasias, máscaras ou até pinturas faciais. Confirme a marca do produto, dados que identificam o fabricante, importador ou distribuidor, instruções e advertências.
- Tamanho do fato ou máscara - Alguns pediatras aconselham que não se comprem fantasias muito largas, evitando desta forma que as crianças tropecem e caiam ou tenham outros problemas.
- Lentes decorativas - Comprar lentes de contato decorativas para o Dia das Bruxas, sem a devida supervisão de pessoal qualificado, pode trazer consequências sérias para a saúde ocular.
- Maquilhagem - deve ter atenção ao rótulo e verificar se consta da mesma os ingredientes do produto, evitando alergias. Os rótulos devem conter ainda precauções e instruções de utilização.
- Máscaras e perucas - Observe se as máscaras tem orifícios na posição dos olhos, boca e nariz e se a abertura é de tamanho adequado, para evitar os riscos de asfixia. Veja se tem etiqueta em português e se os materiais usados na fabricação não são inflamáveis.
Para além destes elementos tenha especial atenção e confira se as máscaras ou fatos possuem cordões ou fitas que se possam prender à volta pescoço da criança ou se possuem elementos que se soltam facilmente e que possam ser engolidos pelos mais pequenos.
Autor:
Sofia Esteves dos Santos
Nota:
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto:
ShutterStock