Novos casos de Ébola aumentam nove vezes em regiões rurais
“Enquanto na Libéria, (o aparecimento) de novos casos parecerem ter abrandado, o Ébola continua a espalhar-se de forma assustadoramente rápida em algumas partes da Serra Leoa”, refere o relatório da Africa Governance Initiative (AGI), uma organização apoiada pelo ex-primeiro ministro britânico Tony Blair.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), há dois meses havia cerca de 1.146 pessoas infectadas na Serra Leoa, numero que subiu para 2.304 em setembro e que em novembro já chegava aos 5.338.
O relatório da AGI refere que em outubro surgiram, em média, 12 novos casos em algumas zonas rurais próximas de Freetown, o que revela um grande aumento quando comparado com a média registada em setembro, mês em que foram detectados 1.3 casos diários.
De acordo com o relatório, estes números mostram que os novos casos nas zonas rurais aumentaram nove vezes.
Também na capital da Serra Leoa, Freetown, o número de novos casos aumentou seis vezes nos dois últimos meses, segundo números divulgados pelo ministro da Saúde daquele país.
Segundo os últimos números da OMS, divulgados na semana passada, o surto de Ébola já atingiu 13.567 pessoas e provocou 4.951 mortes, a maioria na Libéria, Guiné e Serra Leoa.