Novo tratamento para os sintomas do trato urinário inferior
Esta nova terapêutica, uma combinação fixa de solifenacina e tansulosina, é indicada para o tratamento dos sintomas de armazenamento moderados a graves (urgência, aumento da frequência urinária) e de esvaziamento associados à hiperplasia benigna da próstata (HBP) em doentes que mantêm sintomas de armazenamento após tratamento prévio com monoterapia.
A HBP é uma condição médica caracterizada pelo aumento benigno da próstata, que normalmente se inicia em homens com mais de 40 anos. A HBP está muitas vezes associada a sintomas de esvaziamento (dificuldade em iniciar a micção, gotejo terminal ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga) e sintomas de armazenamento (urgência, frequência aumentada e noctúria). Numa percentagem significativa de doentes os sintomas de armazenamento, que têm um grande impacto na sua qualidade de vida, persistem após o tratamento de 1ª linha.
Vesomni mostrou eficácia no tratamento dos sintomas de armazenamento moderados a graves e de esvaziamento associados à Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP) em homens que não respondem adequadamente ao tratamento em monoterapia.
A apresentação do novo medicamento Vesomni decorre no primeiro dia do Encontro da Associação Portuguesa de Urologia (APU), num Simpósio integrado no programa científico, e conta com as intervenções dos especialistas Arnaldo Figueiredo, Urologista no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; José Palma dos Reis, Urologista no Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Presidente do Colégio da Especialidade de Urologia da Ordem dos Médicos e Philip Van Kerrebroeck, Urologista no Hospital Universitário de Maastricht. Neste simpósio serão apresentados os resultados dos ensaios clínicos com Vesomni e os benefícios desta nova terapêutica.
O XIII Simpósio da Associação Portuguesa de Urologia (APU) decorre entre 31 de Outubro e 2 de Novembro em Albufeira.