Novo contraceptivo masculino injectável
Trata-se de um gel com polímeros que bloqueia a passagem dos espermatozóides pelo canal deferente, por onde o esperma circula, impedindo a fecundação. Os ensaios clínicos em humanos devem arrancar no próximo ano.
A solução, denominada Vasalgel, está a ser desenvolvida pela Parsemus Foundation, uma organização sem fins lucrativos norte-americana. De acordo com os criadores, a utilização deste gel tem, sem necessidade de cirurgia, resultados idênticos aos de uma vasectomia.
Porém, ao contrário daquele procedimento, esta é uma alternativa reversível. Até ao momento foram, apenas, realizados testes em animais, mas, em comunicado, os investigadores da fundação afirmam que é possível, a qualquer momento, "expulsar" o polímero do organismo através de uma outra injecção, repondo o fluxo normal de esperma.
O Vasalgel é baseado num outro contraceptivo injectável, o Risug (criado na Índia há cerca de 10 anos e que, desde então, tem sido alvo de ensaios clínicos recorrentes), e, nos últimos seis meses, tem estado a ser testado em babuínos pelos investigadores da Parsemus Foundation.