Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em grande parte do país

Em Portugal continental estão com um risco 'Muito Elevado' os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra e Beja.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os restantes distritos apresentam um risco 'Elevado'.
Para as regiões com risco 'Muito Elevado' e 'Elevado', o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro ultravioleta (UV), chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('Moderado'), 6 a 7 ('Elevado'), 8 a 10 ('Muito Elevado') e superior a 11 ('Extremo').
O IPMA prevê para hoje para o Norte e Centro de Portugal continental nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada e pequena subida da temperatura mínima.
Para a região do Sul, aguardam-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas regiões do interior e durante a tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada. A temperatura mínima também deverá subir.
Para os grupos Ocidental e Central dos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã.
No grupo Oriental, aguarda-se céu muito nublado com abertas ao longo da manhã, períodos de chuva que poderão ser pontualmente fortes durante a madrugada, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes.
Períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado são as previsões para a Madeira.