Mulheres abrem caminho na erradicação da hepatite C
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/hepatite_c.jpg?itok=bG_cD2P4)
Na Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2016, os Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde assinaram a primeira "Estratégia de Saúde Global para as Hepatites Virais", com o objetivo de eliminar a Hepatite C, até 2030. A eliminação desta doença, potencialmente fatal, está rapidamente a tornar-se uma realidade e as mulheres estão na vanguarda deste movimento global.
A Raquel Peck é Diretora Executiva da Aliança Mundial para a Hepatite, uma organização internacional composta por 230 instituições, que ela ajudou a criar em 2007, e que trabalham em torno da hepatite. O envolvimento da Raquel foi uma parte vital das decisões políticas que ocorreram em maio e ela continua, com a ajuda de sua equipa, a lutar, sem medo, para que a hepatite consiga o reconhecimento que merece e para que mais pessoas possam ser testadas e recebam o tratamento de que necessitam. A Raquel está, atualmente, a dirigir o movimento global #NOhep para garantir que os governos mantêm o compromisso de eliminar a hepatite ao longo dos próximos 14 anos.
Gloria Taliani e Ana Claudia Miranda estão na vanguarda da área da infeciologia, ajudando a melhorar a vida dos doentes. A Gloria é professora em Roma e a sua especialidade é o desenvolvimento de ferramentas práticas para os doentes, enquanto que a Cláudia Miranda é especializada em doenças infeciosas, exerce em Lisboa, e está envolvida nos cuidados clínicos para doentes com hepatite C ou doentes co infetados com o viros da Sida e da Hepatite.
A Tove Frisch e a Luana De Vita são mulheres que viveram com hepatite C durante mais de 25 anos sem o saberem. A Luana, que se descreve como uma "guerreira" contra a doença, está a abrir caminho para a erradicação da hepatite C através da partilha da sua história, procurando desmistificar a doença e inspirar outros doentes a também darem o seu testemunho. A Tove trabalha na Riksföreningen Hepatit C em Estocolmo, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é garantir que as pessoas com hepatite C têm acesso aos melhores tratamentos.
Estas mulheres, e muitas outras, estão a trabalhar para conseguirem que a eliminação da hepatite C seja a próxima grande conquista da humanidade. Para aumentar a consciencialização para a doença e, mais importante, para o facto de ela ser curável, no Dia Mundial da Hepatite (28 de julho) o Committed to Cure convida todas as pessoas a juntarem-se a uma campanha que procura incentivar as pessoas a assumir o compromisso de curar através da partilha de um "c-selfie” e utilização do hastag #CisForCure nas redes sociais ou no site www.committedtocure.org .
Ajude-nos a espalhar a mensagem: a hepatite C é uma doença potencialmente fatal que agora é curável. Ajude-nos a apoiar um futuro livre da hepatite C.